CFC prestigia lançamento do Sesi Facilita PGR e reitera compromisso em divulgar a ferramenta

Por Luciana Melo Costa
Comunicação CFC

O Serviço Social da Indústria (Sesi) lançou, na tarde desta quinta-feira (28), o projeto Sesi Facilita PGR. A novidade consiste em um autosserviço on-line destinado aos empresários de micro e pequenos negócios para que esses desenvolvam gratuitamente o programa de gerenciamento de riscos (PGR), conforme exige a Norma Regulamentadora n.º 1 (NR1), atualizada pela Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP), em 2020.

O lançamento foi cercado de um grande simbolismo, uma vez que a cerimônia aconteceu no mesmo dia em que se celebra o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho. A ocasião foi prestigiada pelo vice-presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Manoel Júnior, que participou do evento compondo o painel de debates intitulado “Impacto da nova NR 01 na gestão de risco das micro e pequenas empresas”.   

O moderador do painel, o diretor de Operações do Departamento Nacional do Sesi, Paulo Mól, abriu as discussões ressaltando a importância de se reunir representantes do Sesi, CFC e do Sebrae, para o lançamento de uma ferramenta que muito ajudará às micro e pequenas empresas.

“Essa reunião de hoje é muito importante porque é uma reunião de congraçamento com todas essas partes. Estamos lançando o Sesi Facilita, falando sobre as mudanças na NR 01, que é a NR-mãe de todas elas. É importante mostrar esse trabalho coletivo, esse trabalho conjunto”, ressaltou.

Ao tomar a palavra, o subsecretário de Inspeção do Trabalho da Secretaria do Trabalho do Ministério do Trabalho e Previdência, Rômulo Machado e Silva, falou sobre a necessidade de oferecer um tratamento diferenciado a essa categoria de empresas. Reiterando essa exigência, Rômulo apresentou dados que demonstram como esse grupo de empresa precisa de soluções para as questões da segurança e da saúde no trabalho.

“Nós analisamos os dados de acidente de trabalho de 2014 a 2019. Do total de acidentes de trabalho registrados nas bases previdenciárias, 20% desses acidentes acontece, em micro e pequenas empresas. O número mais preocupante é: dos acidentes de trabalho fatais, tirando os acidentes de trajeto, 35% aconteceram nessas empresas. Isso mostra que precisamos trabalhar juntos para trilhar o caminho que nos leve à redução desses números”. disse.

O subsecretário falou ainda do montante gasto com esses acidentes. “O país gasta cerca de R$ 12 bilhões somente com pagamento de benefícios previdenciários para acidentados. Isso, por si só, já mostra o quão importante é ter situações efetivas para a promoção de ambientes de trabalho mais seguros. A mensagem que queremos implantar na cabeça de todos é identificar perigos, avaliar riscos e prevenir acidentes do trabalho”, declarou.

Na sequência, o vice-presidente do CFC, Manoel Júnior, lembrou em sua fala que o trabalho conjunto possibilitou aos agentes envolvidos entender a ferramenta. “Depois que tivemos as reuniões e entendemos como funciona a ferramenta, vimos que ela realmente facilita a declaração das informações. Outra observação em relação à ferramenta, que é algo eu sempre defendi, é o fato de o Sesi Facilita ser uma ferramenta autodeclaratória. A gente vai acreditar na boa-fé do cidadão”, afirmou.

Vice-presidente de Política Institucional, Manoel Júnior (ao centro), em debate no painel de lançamento do projeto Sesi Facilita PGR. Crédito: Fábio Pinheiro.

Manoel destacou ainda que esse grupo de empresas requer, de fato, um tratamento especial, dado o que determina a lei, e pelo fato de elas serem sobrecarregadas de obrigações, além disso, ele reiterou o compromisso do CFC em divulgar a ferramenta. “Precisamos dar tratamento especial às micro e pequenas empresas e a ferramenta vem ao encontro das necessidades desburocratização desse grupo”, ponderou.

O vice-presidente do CFC encerrou sua fala reforçando o compromisso do CFC em divulgar a ferramenta. “Reforço nosso compromisso colaborativo com a Confederação Nacional da Indústria, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Ministério do Trabalho de divulgar essa ferramenta para todas as micro e pequenas empresas”, concluiu.

Em seguida, o gerente-adjunto da Unidade de Competitividade do Sebrae, Carlos Eduardo Santiago destacou a importância da data e da ação de lançamento do Sesi Facilita, lembrando que a segurança e a saúde do trabalho fazem parte dos fatores que compõem o índice de competitividade global, do Fórum Econômico Mundial.

“O índice de competitividade global, do Fórum Econômico Mundial, também é formado por questões relacionadas ao mundo do trabalho. Essas são levadas em conta para classificar a posição de competitividade dos países no ranking global. Por isso, devemos trabalhar essas questões, que se aparentam como obrigação, como burocracia, e que não deixa de ser, como um mecanismo de ganho de competitividade empresarial. O empresário, mesmo de pequeno porte, deve entender que a preocupação, o zelo, o cuidado com sua equipe, seu time é capaz de produzir um ambiente mais salutar que vai dar ganhos de produtividade, de competitividade na escala da firma”, defendeu.

Representando o CFC também estiveram no evento a diretora executiva, Elys Tevania, a conselheira Angela Dantas e o coordenador Técnico, Felipe Bastos.

(Da esquerda para a direita) O coordenador Técnico, Felipe Bastos, a conselheira Angela Dantas, a diretora executiva, Elys Tevania e o vice-presidente de Política Institucional, Manoel Júnior.
Créditos: Fábio Pinheiro

O Sesi Facilita PGR – O projeto Sesi Facilita PGR é um autosserviço on-line gratuito que conta com sistema de inteligência artificial com mais de 240 atividades industriais. Ele traz um formulário para que as empresas informem seu ramo de atividade e a própria plataforma apresenta um rol de processos produtivos que podem ser desenvolvidos, com mapeamento de possíveis riscos químicos, físicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes.

Os usuários precisam apenas selecionar os processos que existem efetivamente na empresa, incluir setores e relacionar os funcionários que estão em cada processo produtivo. O sistema se encarrega de fazer as correlações e listar os possíveis perigos existentes em cada processo para que seja realizada a avaliação de riscos.

O sistema sugere as ações necessárias para que a empresa possa elaborar seu plano de ação para reduzir os riscos encontrados. O Sesi Facilita PGR é mais uma solução que integra a plataforma Sesi Viva + e apoia os empresários de micros e pequenas indústrias no atendimento à legislação de segurança e saúde no trabalho com um sistema inovador, sem custo e fácil de usar.