CFC marca presença na abertura do 14º Encontro Nordestino de Contabilidade

Por Rafaella Feliciano
Comunicação CFC

Frevo, forro, baião, xote, xaxado. Todos os ritmos da Região Nordeste reuniram-se para o 14º Encontro Nordestino de Contabilidade (Enecon), que acontece no Estado do Piauí, em Teresina, de 13 a 15 de junho. Com a presença de mais de mil pessoas, a abertura do encontro, realizada na noite desta quinta-feira (13), emocionou os participantes ao trazer um pouco de cada um dos nove estados da região no Enecon que, este ano, tem como lema “A transformação da contabilidade no mundo atual”.

Zulmir Breda, presidente do CFC

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Zulmir Breda, participou da cerimônia e afirmou que a 4ª Revolução Industrial veio para auxiliar a profissão contábil e, não, destruí-la. Para ele, o momento é ainda mais oportuno para que exista uma parceria entre a profissão e a academia e, assim, ser possível atravessar as intensas mudanças com êxito. “O futuro será brilhante para os profissionais da contabilidade? Eu digo que sim. Mas precisamos nos preparar para essa nova era tecnológica buscando o aprendizado e o domínio das novas ferramentas de Inteligência Artificial, do pensamento estratégico e, acima de tudo, das habilidades de liderança”, concluiu.

Emocionado com a participação do público, o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (CRCPI), Josafam Bonfim Moraes Rego, agradeceu a presença dos participantes e disse que o evento é um marco para o desenvolvimento da contabilidade nordestina. “Chegarmos até aqui não foi uma tarefa fácil ou simples, exigiu muito trabalho, dedicação, companheirismo, confiança, paciência e solidariedade de um grupo de presidentes que acredita no Nordeste e na sua capacidade de fomentar a economia do País”, afirmou.

A presidente da Academia Brasileira de Contabilidade (Abracicon), Maria Clara Cavalcante Bugarim, apresentou um histórico sobre as edições do Enecon e ressaltou que o evento traz para a Região a possibilidade de discussões de amplitude internacional que possibilitam capacitação e informação à classe contábil sobre as novidades e transformações tecnológicas que impactam diretamente a profissão. “Como mulher, profissional e nordestina, me sinto honrada em presenciar mais um evento dessa magnitude que nos mostra a pujança e visão de futuro que, nós, contadores, temos e representamos”.

O deputado federal Átila Lira (PSB-PI) foi homenageado pelo CRCPI com o Troféu Gratidão Contábil. “O Nordeste voltou a ser a locomotiva do País. Nossa economia cresce mais que o Produto Interno do Brasil e a figura do contador é imprescindível para que este desenvolvimento seja cada vez mais sustentável e transparente”.

A abertura do 14º Enecon ainda contou com a presença de todos os presidentes dos CRCs do Nordeste; do contador José Martonio Alves Coelho, ex-presidente do CFC e detentor da medalha João Lyra; do presidente do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, Francisco Antônio Maldonado Sant’Anna; do deputado estadual Franzé Silva; da presidente da Junta Comercial do Piauí, Maria Alzenir Porto da Costa; do presidente do Sindicato dos Contabilidades de Balneário Camboriú e região, Silvio Ribeiro; do presidente do Glenif, Eduardo Pocetti; o presidente do Sescon/PI, José Raulino Castelo Branco Filho; do presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), Adeildo Osório de Oliveira; o vice-presidente de Política Institucional do CFC, Joaquim de Alencar Bezerra; o vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do CFC, Aécio Prado Dantas Júnior; de ex-presidentes do CRCPI e demais conselheiros do Conselho Federal de Contabilidade.

Mesa de Honra na solenidade de abertura do 14º Enecon

Participantes do 14º Enecon