Manual para Casos Práticos de Contabilidade e de Gestão Aplicados às Organizações

ELEMENTOS CONCEITUAIS E METODOLÓGICOS

Do Objetivo:

1) Compartilhar experiências de profissionais que atuam no ambiente contábil e na gestão das organizações, vivenciadas durante o processo de desenvolvimento e implementação de sistemas e práticas contábeis e de gestão.

Do Público:

1. Profissionais de mercado que exerçam atividades no âmbito da Contabilidade e gestão, bem como outros profissionais relacionados à área contábil em entidades públicas e privadas e profissionais de áreas correlatas.

2. Acadêmicos: pesquisadores, professores e alunos de graduação e pós-graduação em Contabilidade e Gestão das Organizações.

Do Conteúdo:

1. Deve ser apresentada, obrigatoriamente, uma problemática ou uma situação crítica sobre um processo de contabilização ou gestão das organizações e os seus resultados detalhados.

a.  Objeto:

i.  Transações, processos, atividades, áreas ou unidade de negócios/entidade;;

ii. Aspectos relacionados à contabilização (reconhecimento, mensuração), e/ou evidenciação/divulgação; e

iii. Informações e/ou procedimentos (contábeis, econômicos, financeiros e/ou gerenciais).

1) Serão aceitos para avaliação, basicamente, três tipos de casos:

a) PRÁTICO: baseado em experiência prática. Nesta modalidade, é imprescindível que os autores enviem uma declaração de que os relatos não foram publicados em outro veículo de mídia. Caso a entidade esteja identificada, há autorização para publicação.

b) TEÓRICO: representa um estudo aprofundado sobre uma determinada situação relacionada com o cotidiano das entidades, que ofereça uma contribuição para a solução de problemas na aplicação de teorias e normas.

c) OPINATIVO: representa uma opinião, uma réplica ou uma tréplica fundamentadas em teoria, doutrina ou normas, sobre artigos e casos apresentados na Revista Brasileira de Contabilidade.

2) Os trabalhos devem atender aos requisitos de atualidade, ineditismo e tempestividade do assunto apresentado.

Das áreas temáticas

1) Dentre as áreas temáticas sugeridas destacam-se:

a.  Contabilidade Financeira:

i.   Aplicações de pronunciamentos técnicos contábeis;

ii. Métodos e formatos de divulgação;;

iii. Metodologias e desenvolvimento de índices para a análise de demonstrações contábeis;

iv. Métodos e Procedimentos de auditoria e perícia;

v.  Métodos e técnicas de avaliação “Valuation”;

vi. Proposição de tratamento contábil para Instrumentos Financeiros; e

vii. Procedimentos e arranjos de logística e gestão da cadeia suprimentos;

viii. Modelagens matemáticas e estatísticas para a otimização de recursos/custos das operações, atividades e processos das organizações; e

ix. Análises de problemas reais (casos de sucesso e insucesso) das organizações.

b.  Contabilidade Gerencial e Controladoria:

i.   Métodos de mensuração de custos;

ii.  Métodos de avaliação de desempenho;

iii. Técnicas e proposições de contabilidade de custos;

iv. Processos e métodos relacionados à gestão estratégica de custos;

v.  Procedimentos e arranjos de logística e gestão da cadeia suprimentos;

vi. Modelagens matemáticas e estatísticas para a otimização de recursos/custos das operações, atividades e processos das organizações; e

vii. Análises de problemas reais (casos de sucesso e insucesso) das organizações.

c.  Contabilidade e suas Aplicações

i.   Métodos e técnicas aplicados no processo de contabilização:

1.  Transações relacionadas ao processo contábil e tributário;

2.  Mensuração de impactos e benefícios ao meio ambiente;

3.  Relatórios sociais “balanço social”;

4.  Aplicação dos métodos de valor justo; e

5.  Outras aplicações da contabilidade e de técnicas gerenciais em setores específicos:

d.  Métodos e técnicas voltadas ao ensino e pesquisa em contabilidade e gestão:

i.   Métodos e técnicas de ensino aprendizagem (presencial e a distância);

ii.  Processos e técnicas de avaliação do ensino da contabilidade;

iii. Mercado profissional relacionado à educação na área de contabilidade e gestão;

iv.  Estudos sobre a percepção de docentes e discentes sobre a qualidade dos cursos.

DOS CRITÉRIOS FORMAIS E METODOLÓGICOS

Do processo de Avaliação pelos Pares

1) Os trabalhos devem ser inéditos e não estarem em processo de avaliação em nenhum outro periódico. Aqueles decorrentes de trabalhos já publicados em anais de encontros científicos, como congressos, seminários, simpósios, etc., são considerados inéditos, desde que devidamente comunicado no momento da submissão.

2) A avaliação tem como objetivo ajudar os autores a melhorarem os trabalhos apresentados,  fornecendo avaliações construtivas e em tempo razoável. O processo de avaliação é composto por duas etapas:

•  A primeira etapa compreende o desk review, em que o coordenador do Conselho Editorial da RBC analisa se o trabalho está em condições de entrar em processo de avaliação. Caso seja considerado apto, o trabalho prosseguirá no processo de avaliação; caso contrário, será considerado desk reject .

•  A segunda etapa consiste na avaliação do trabalho por meio de um processo double blind review (autores e avaliadores não são identificados).

3)  Os autores podem verificar as etapas do processo de avaliação no site da Revista. Estima-se um prazo total de 90 dias para a emissão do primeiro parecer sobre o texto.

4)   O autor, após receber as recomendações de ajustes, terá o prazo de 30 (trinta) dias para realizar as devidas alterações e encaminhar o trabalho para uma nova análise do Conselho Editorial da RBC. O não cumprimento desse prazo implica a retirada do trabalho do processo de avaliação e publicação.

Dos Requisitos

1) A avaliação de Casos Práticos e/ou Tecnologias de Contabilidade e Gestão Aplicados às organizações considerará primordialmente, os seguintes aspectos:

i. Importância do tema;

ii. Ineditismo do trabalho;

iii. Relevância, consistência e contribuição do relato para o desenvolvimento do conhecimento contábil e de gestão;

iv. Qualidade da redação e organização do texto;

v. Qualidade da exposição, análise e discussão dos dados; e

vi. Considerações finais com fundamento e coerência.

2) Considera-se o processo de avaliação como uma etapa fundamental para o aperfeiçoamento dos textos. Por esse motivo, os membros do Conselho Editorial são incentivados a apresentar, além de parecer quanto à publicação, sugestões de melhoria quanto ao conteúdo.

Do formato

1) Os trabalhos submetidos podem ser redigidos em português, espanhol ou inglês. O processo de submissão obedecerá às seguintes normas:

  • o editor de texto aceito é o word 6.0 ou superior;
  • fonte: Arial, tamanho 11;
  • espaçamento entre linhas: simples;
  • alinhamento justificado;
  • margens superior e esquerda: 3cm; margens inferior e direita: 2cm;
  • número de palavras, incluindo título, texto, referências e ilustrações: - entre 500 e 3.000 palavras (de uma a cinco páginas);
  • as citações devem ser feitas no corpo do texto no sistema autor-data, incluindo os números de páginas (quando for o caso), conforme norma da ABNT em vigor;
  • as referências completas das obras citadas deverão ser apresentadas em ordem alfabética no final do texto, conforme norma da ABNT em vigor;
  • as ilustrações, tais como figuras, quadros e tabelas, devem ser elaboradas segundo a norma da ABNT em vigor, sempre em preto e branco, juntamente com legendas, créditos e fonte;
  • caso haja ilustrações importadas de outros programas, o arquivo de origem também deverá ser enviado; e
  • notas de referência e de rodapé devem ser evitadas. As notas estritamente necessárias devem ser numeradas sequencialmente no corpo do texto e inseridas no final do texto.

2) O trabalho deverá ser submetido em um arquivo contendo o texto com as características descritas a seguir:

•   na primeira página, deverá constar o título (em português, espanhol ou inglês, quando for o caso); e

•  para garantir o anonimato do processo de avaliação, o arquivo não deverá conter qualquer identificação de autoria no corpo do trabalho nem nas propriedades.

3) Os autores deverão preencher a declaração de submissão  disponível nos site da Revista  e do Conselho Federal de Contabilidade (www.cfc.org.br), no ícone “RBC”, e enviá-la em arquivo suplementar no ato de submissão do trabalho.