Perguntas Frequentes

Cadastro Nacional de Auditores Independentes – CNAI

 

Pergunta: O que é o Cadastro Nacional de Auditores Independentes - CNAI? Qual o procedimento e custo para filiação?

Resposta: Em se tratando de registro no Cadastro Nacional de Auditores Independentes - CNAI, tal cadastro destina-se aos profissionais registrados na categoria de Contador, independente do tempo de registro e que estejam com o seu registro regular. A condição para obtenção do registro é a aprovação no Exame de Qualificação Técnica, promovido pelo CFC com o apoio do IBRACON - Instituto dos Auditores Independentes do Brasil. O contador aprovado será inscrito de forma automática no Cadastro Nacional dos Auditores Independentes (CNAI) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Informamos ainda que o cadastro no CNAI destina-se aos contadores que pretendem atuar, principalmente, nas seguintes áreas:

a) Comissão de Valores Mobiliários - CVM - para atuar em Auditoria Independente no âmbito do Mercado de Capitais;

b) Banco Central do Brasil - BCB - para os responsáveis técnicos, diretores, gerentes, supervisores e todo e qualquer outro Contador com função de gerência, envolvidos em trabalhos de Auditoria Independente em Instituições Financeiras reguladas pelo BCB;

c) Superintendência de Seguros Privados - SUSEP - para Auditores Independentes que atuam ou pretendam atuar nas instituições reguladas pela Superintendência de Seguros Privados.

Os contadores inscritos no CNAI estão obrigados a manter o seu registro regular perante o Conselho Regional de Contabilidade; comprovar sua participação no programa de Educação Profissional Continuada, nos termos estabelecidos em resoluções do CFC; e manter atualizados os seus dados cadastrais.

Não será exigido o pagamento de qualquer taxa por ocasião do registro.

Para maiores informações, favor acessar o Guia de Orientação sobre o CNAI .

Voltar