PESQUISA ACADÊMICA ENVIADA EM 15/7/2025

Nome: Sandro Vieira Soares

Titulação Acadêmica: Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL); Coordenador do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal de Pedra Branca NAF-PB na UNISUL; Pós-Doutorado em Planejamento e Controle de Gestão na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, atualmente); Pós-Doutorado em Administração (em andamento) na Universidade do Sul de Santa Catarina; Doutorado em Controladoria e Contabilidade na Universidade de São Paulo (USP, 2017); Mestrado em Contabilidade na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2013); Graduação em Ciências Contábeis na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2010).

Instituição Acadêmica: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Tema da Pesquisa: O contexto em que se localiza o presente projeto de pesquisa tem assumido características sem precedentes em diversas dimensões na atualidade, no Brasil. Questões como endividamento, inflação, investimentos e educação financeira estão estampadas nos meios de comunicação do país.

Objetivo da Pesquisa: Identificar quais são as semelhanças e diferenças entre bacharéis em Ciências Contábeis de diferentes estados do Brasil sobre finanças pessoais.

Justificativa da Pesquisa: Freeman (1987 apud Santos; Fazion; Meroe, 2011) afirma que há 4 tipos de inovação: incremental, radical, mudanças do sistema tecnológico e mudança no paradigma tecno-econômico (revolução tecnológica).

A inovação incremental ocorre com maior ou menor intensidade continuamente em qualquer indústria ou atividade de serviço. Embora muitas inovações incrementais possam surgir como resultado de programas organizados de pesquisa e desenvolvimento, estas inovações podem frequentemente ocorrer não tanto como resultado de atividade de pesquisa e desenvolvimento, mas como resultado de invenções e melhorias sugeridas por engenheiros e outros profissionais envolvidos diretamente no processo de produção ou como resultados de iniciativas e propostas de usuários. A inovação pode ser resultado de uma solução criativa de um colaborador, uma nova forma de atender o cliente, uma alternativa de determinada etapa do processo produtivo ou a modificação de um insumo para o novo produto. (Freeman, 1987 apud Santos; Fazion; Meroe, 2011, p. 5).

Link da Pesquisa: https://forms.gle/Go98UuXBirx9s5HQA