Por Rhafael Padilha
Comunicação CFC

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) realizou, nesta quinta-feira (11), a 1.125ª Reunião Plenária Ordinária, em Brasília. O encontro de conselheiros e dirigentes foi marcado pela última participação do contador, Aécio Dantas, na condição de presidente da autarquia - função que ele ocupa desde 2022. Na pauta da reunião, o colegiado apreciou matérias estratégicas para o Sistema CFC/CRCs, realizou a entrega do 2º Prêmio Saber Contábil ao contador, Gabriel Campelo, apresentou relatórios gerenciais e aprovou proposições da presidência. Tudo isso em meio a muitos depoimentos emocionados e justas homenagens.
O encerramento da gestão de Aécio Dantas acontece depois de quatro anos do contador sergipano na condução e na liderança de agendas nacionais em defesa da profissão contábil. Nos pronunciamentos de cada conselheiro ou dirigente, todos ressaltaram o legado de diálogo, modernização e fortalecimento da imagem da classe contábil, construído durante todo o período em que Aécio Dantas conduziu a entidade. “Quero agradecer profundamente ao time de excelência, que colocou a mão na massa e produziu a todo instante, em todas as áreas do CFC. Saí do menor estado do Brasil para presidir o Conselho Federal de Contabilidade, e não faria nada se não fosse o apoio de todos vocês”, disse emocionado.
Ainda sob forte sentimento de gratidão, Aécio destacou algumas fases de sua jornada e afirmou que seu maior legado é a construção do trabalho coletivo nesse período à frente do CFC. “Nunca imaginei que poderia chegar à presidência e já havia dito isso. Como tudo que eu sempre fiz na vida, procurei me dedicar ao máximo, mas jamais achei que poderia estar aqui agora”, confessou. Aécio seguiu com os agradecimentos especiais à sua família e a todos que, de alguma forma, marcaram sua trajetória.


Em pauta
A plenária apreciou e aprovou a ata da reunião anterior e a planilha de pontuação dos Conselhos Regionais de Contabilidade, referente à gestão 2024/2025. Também estiveram em pauta proposições da Presidência sobre gestão orçamentária para o exercício de 2026, governança do Sistema CFC/CRCs, plano de logística sustentável e calendário das reuniões de 2026.
Entre os destaques, o plenário deliberou sobre alterações no Regimento Interno e no Código de Governança, bem como sobre a instituição do Fundo de Inovação e Transformação Digital do Sistema CFC/CRCs. A reunião apreciou ainda um conjunto de Normas Brasileiras de Contabilidade, reforçando o compromisso do CFC com a atualização técnica e a convergência às melhores práticas internacionais.
Em seguida, a sessão foi permeada por discursos de agradecimento ao presidente Aécio Dantas e aos conselheiros que encerram seus mandatos. Muitos desses pronunciamentos abrangeram relatos pessoais e reconhecimento ao trabalho coletivo realizado. Em tom de emoção e compromisso, as manifestações destacaram a união do Plenário, a dedicação dos colaboradores do Sistema CFC/CRCs e a responsabilidade compartilhada de seguir ampliando a relevância social da contabilidade brasileira.


