Sistema de Gestão Integrado

Sistema de Gestão Integrado

É o conjunto de atividades e tarefas que devem ser executadas para garantir a conformidade de acordo com os requisitos estabelecidos.

Benefícios do Sistema de Gestão Integrado

  • Capacidade de prover consistentemente produtos e serviços que atendam aos requisitos do cliente e aos requisitos estatutários e regulamentares aplicáveis;
  • Facilitar oportunidades para aumentar a satisfação do cliente;
  • Abordar riscos e oportunidades associados com seu contexto e objetivos;
  • Capacidade de demonstrar conformidade com requisitos especificados de sistemas de gestão da qualidade.

O que é ISO?

International Organization for Standardization, entidade de padronização e normatização, criada em Genebra, na Suíça, em 1947, que tem como missão promover o desenvolvimento da padronização das atividades com ela relacionadas no mundo e, em seus objetivos, facilitar a troca de serviços e bens, para promover a cooperação a nível intelectual, científico, tecnológico e econômico.

No Brasil, a ISO é representada pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas.

A ABNT é o Foro Nacional de Normalização por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo governo federal por meio de diversos instrumentos legais.

Nosso escopo

Implementar controles de segurança visando garantir Registro, regulamentação, fiscalização e desenvolvimento profissional para o exercício da profissão contábil.

Vídeo explicativo sobre as certificações do CFC.

Política de Gestão Integrada

QUALIDADE

Estabelecer padrões de normatização, orientação e controle das ações relacionadas ao Registro e à Fiscalização do exercício da profissão contábil, bem como à regulamentação da Educação Continuada, visando à melhoria contínua e à eficácia do Sistema CFC/CRCs, com a garantia do comprometimento com os requisitos aplicáveis.

MEIO AMBIENTE

Estabelecer processos de trabalho que aumentem o desempenho ambiental; alcançando resultados significativos para a organização e para a sociedade com foco na melhoria contínua dos processos, com proteção ao meio ambiente e prevenção à poluição com sustentabilidade de recursos, mitigação e adaptação à mudança climática, e proteção da biodiversidade e dos ecossistemas; e atendendo aos requisitos legais e outros requisitos.

ANTISSUBORNO

Proibir o suborno em todas as suas formas, cumprindo leis e regulamentações, observando qualquer tipo de normativo antissuborno aplicável nos processos e atos contratuais. Comprometido com a melhoria contínua e em satisfazer os requisitos do sistema de gestão antissuborno, o CFC mantém canal de denúncia anônima, onde qualquer levantamento de preocupações pelas partes interessadas, baseadas em boa-fé ou em uma razoável convicção de confiança, é estimulado à delação, com o compromisso de isenção de qualquer tipo direto ou indireto de represália. O não cumprimento da política e normativos internos sobre antissuborno acarretará aos seus envolvidos sanções nas esferas administrativas, sem prejuízos das sanções civil e penal aplicáveis, tendo a função compliance, independência e autonomia para tratar as denúncias recebidas.

SAÚDE E SEGURANÇA

Estabelecer processos de trabalho seguros para seus envolvidos  com o compromisso de proporcionar condições de trabalho seguras e saudáveis para prevenção de lesões e problemas de saúde relacionados ao trabalho, fornecendo estrutura para o estabelecimento dos objetivos de saúde e segurança ocupacional, eliminando perigos e reduzindo os riscos, com a garantia de consulta e participação dos envolvidos, sempre com foco na melhoria contínua visando atender aos requisitos legais e outros requisitos.

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

Estabelecer normas, diretrizes e procedimentos para a segurança no uso, tratamento e controle, proteção dos dados, informações e conhecimentos produzidos, armazenados ou transmitidos por qualquer meio de informação e comunicação, de forma a garantir a disponibilidade, integridade e confidencialidade das informações no âmbito do Conselho Federal de Contabilidade. (Revisão 7)

Certificação ISO 9001 no CFC

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) foi o primeiro dos Conselhos Federais de Fiscalização do exercício profissional a certificar o seu Sistema de Gestão da Qualidade, conforme requisitos estabelecidos na ABNT NBR ISO 9001, sendo o seu primeiro certificado emitido em 26/12/2007, pela British Standards Institution (BSI).

Em função da atualização da NBR ISO 9001:2008 para 9001:2015, todas as empresas certificadas teriam até setembro de 2018 para fazer a migração da Norma. Em 22/06/2018, antecipando-se, o Conselho Federal de Contabilidade fez a migração da NBR ISO 9001:2008 para 9001:2015.

Certificação ISO 37001 no CFC

O Sistema de Gestão Antissuborno tem como objetivo que as organizações implementem controles para buscar a prevenção, a detecção e a abordagem sobre suborno, além de promover uma cultura ética, íntegra, com transparência e conformidade. Deve ainda conter medidas concebidas para identificar e avaliar o risco, bem como prevenir, detectar e responder ao suborno.

No ano de 2021, o Conselho Federal de Contabilidade recebeu o reconhecimento dessa certificação em seus processos com a chancela da Norma ABNT NBR ISO 37001, que é a norma internacional sobre o Sistema de Gestão Antissuborno.

Certificados do Conselho Federal de Contabilidade

VALIDADE: 23/11/2021 - 22/11/2024

VALIDADE: 18/11/2021 - 17/11/2024

VALIDADE: 22/06/2018 - 22/06/2021

VALIDADE: 04/08/2017 - 15/09/2018

VALIDADE: 04/12/2013 - 03/12/2016

VALIDADE: 26/12/2007 - 07/12/2013