XX Seminário Internacional da FACPCS promove debates sobre Contabilidade e Sustentabilidade em seu primeiro dia de atividades

Por Sheylla Alves
Comunicação CFC

O XX Seminário Internacional da Fundação de Apoio aos Comitês de Pronunciamentos Contábeis e de Sustentabilidade (FACPCS) teve início nesta quarta-feira (4) e se estenderá até amanhã, 5 de outubro. O evento é uma oportunidade para aqueles que buscam se manter atualizados sobre os principais tópicos em contabilidade internacional, com foco especial nas normas de divulgação de práticas de sustentabilidade. A iniciativa visa oferecer uma perspectiva prática sobre o atual cenário de adoção das normas IFRS (International Financial Reporting Standards) e dos relatórios de sustentabilidade do International Sustainability Standards Board (ISSB), no contexto brasileiro.

A cerimônia de abertura contou com a presença da vice-presidente técnica do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e vice-coordenadora de operações do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), Ana Tércia Lopes Rodrigues, e do presidente do Conselho Curador da Fundação de Apoio aos Comitês de Pronunciamentos Contábeis e de Sustentabilidade (FACPCS) e do Instituto de Auditoria Independente do Brasil (Ibracon), Valdir Coscodai.

Durante o evento, o CPC prestou uma homenagem a Ernesto Rubens Gelbcke, que faleceu em 2022 e desempenhou um papel fundamental em atividades relacionadas à contabilidade, incluindo sua atuação como vice-coordenador técnico do CPC e em outras iniciativas em prol da contabilidade brasileira.

No primeiro painel, os participantes tiveram a oportunidade de acompanhar o painel inaugural ministrado por Eduardo Flores, coordenador técnico do Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS). A moderação ficou a cargo de Danielle de Freitas Torres, vice-coordenadora técnica do CBPS; e Paulo Roberto Gonçalves Ferreira, superintendente de Normas Contábeis e de Auditoria da CVM, contribuiu com a ampliação do debate e articulação das perguntas do público. O tópico em discussão foi "OCPC sobre Créditos de Descarbonização", abordando diversas questões relacionadas a relatórios, demonstrações financeiras, informações contábeis e sua pertinência para a sustentabilidade.

O segundo painel abordou o Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS), com a participação da palestrante e vice-coordenadora de Relações Internacionais do CBPS, Vania Borgerth. A moderação foi conduzida por Zulmir Breda, coordenador de operações do CBPS; e debate estendido por Onara Oliveira de Lima, vice-coordenadora de operações do CPBS. Neste painel, foram discutidas várias normas internacionais de sustentabilidade e suas convergências em relação às divulgações, ligados ao relato integrado e demandas que as companhias precisam adotar para uma maior coerência na padronização global.

O encerramento do primeiro dia de atividades ficou a cargo de Reinaldo Oliari, membro do Grupo de Trabalho de Sustentabilidade do Ibracon, que abordou a taxonomia das normas SASB e a aplicação prática dos Key Performance Indicators (KPIs) na área de sustentabilidade.

O evento continuará na manhã de quinta-feira (5) com outros painéis e abordagens significativas. Para obter mais informações, acesse o link: https://eventos.facpcs.org.br/programacao/XXSeminarioFACPCS.

O Seminário é uma realização conjunta do Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS) e do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), com a colaboração das entidades-membros, incluindo o CFC (Conselho Federal de Contabilidade), ABRAPP (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar), ABRASCA (Associação Brasileira das Companhias Abertas), AMEC (Associação de Investidores no Mercado de Capitais), APIMEC Brasil (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais do Brasil), B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), FIPECAFI (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras) e IBRACON (Instituto de Auditoria Independente do Brasil).

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.