XI Encontro Nacional da Mulher Contabilista e XVI Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul

Por Fabrício Santos
Comunicação CFC

 Considerado um dos mais importantes eventos da classe contábil brasileira, a 11ª Edição do Encontro Nacional da Mulher Contabilista (XI ENMC) já tem data e local para acontecer: será de 13 a 15 de setembro de 2017, no Serra Park, em Gramado (RS). E, neste ano, o encontro conta com uma novidade: ocorrerá paralelo à XVI Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul.

A organização do evento vai promover uma programação simultânea, com palestras e painéis que atendam aos objetivos do XI Encontro Nacional da Mulher Contabilista e da Convenção do Rio Grande do Sul.

Realizado pela Academia de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul com apoio do  Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS), os eventos apresentam uma ação estratégica para os participantes que poderão assistir, simultaneamente, as palestras e os painéis que estão sendo montados.

Para o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul, Antônio Palácios, “a expectativa para a realização dos dois eventos é a melhor possível, pois são eventos consagrados com públicos fiéis ao longo desses anos”, revela.

Diferentemente dos outros eventos já realizados, o evento “dois em um”, como vem sendo chamado, trará muitas novidades e inovações nas apresentações e uma delas é a praticidade e economia para o profissional. “A decisão de unificar os eventos levou em conta à significativa economia que terão os profissionais que virão a Gramado e assistirão aos dois eventos pelo custo de um”, afirmou Palácios.

Já o presidente do Conselho Federal de Contabilidade, José Martonio Alves Coelho,  disse que “a união de dois grandes eventos da classe reforça o compromisso do Sistema CFC/CRCs em prestar serviços de qualidade para os profissionais brasileiros”.

Os dois eventos contarão também com uma Feira de Negócios e Oportunidades que já é tradicional nos eventos realizados para a classe. A Feira tem o objetivo de promover o intercâmbio de produtos e serviços e oportunizar aos participantes o acesso ao que há de mais moderno no cenário da Contabilidade brasileira. Os estandes já estão à venda e foram divididos em Diamante, Ouro, Prata e Bronze.

As inscrições para os eventos estão abertas e podem ser efetuadas no site https://encontromulhereconvencaors.cfc.org.br/. As vagas são limitadas.

 

Encontros Nacionais da Mulher Contabilista

I ENMC – Rio de Janeiro/RJ

A primeira edição do Encontro Nacional da Mulher Contabilista ocorreu no Rio de Janeiro, em 1991. O evento foi realizado juntamente com a 43ª Convenção de Contabilidade do Rio de Janeiro. Centenas de profissionais participaram da programação especialmente voltada para as discussões técnico-culturais, com enfoque no universo feminino.

II ENMC – Salvador/BA*

Em 1992, foi a vez da capital baiana receber a 2ª edição do Encontro com um público ainda mais expressivo. Reunidas em Salvador, as profissionais da contabilidade discutiram metas e estratégias para suas áreas.

III ENMC – Maceió/AL – 1999*

Foi em Maceió (AL) que o III Encontro ganhou força, representatividade e despertou ainda mais a atenção das profissionais.

IV ENMC – Belo Horizonte/MG – 2003*

O Encontro reuniu personalidades da política e do meio artístico que discutiram o papel da mulher na sociedade. Durante três dias de discussões, questões como a desigualdade nos salários, a jornada múltipla e a competitividade foram debatidas pelas participantes.

V – ENMC – Aracaju/SE – 2005 – “Mulher Contabilista: Participando na Transformação da Sociedade”

Cerca de 1,3 mil profissionais da contabilidade discutiram variados assuntos, desde políticas públicas à qualidade de vida. O então presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho, disse, no seu discurso que “acabou o tempo em que nós, homens, caminhávamos à frente das mulheres. Descobrimos que temos que tê-las ao nosso lado para que, juntos, possamos construir um País mais igualitário, justo e socialmente mais feliz”.

VI ENMC – Florianópolis/SC – 2007 - “Compromisso e competência: caminho para o sucesso”

O encontro superou o número de expectativas ao reunir mais de dois mil profissionais. Foram três dias de intensas atividades, como palestras técnicas, talk show, peça de teatro, momentos de  entrosamento e confraternização networking.

VII ENMC – Vitória/ES – 2009 – “A forma da união: ação, conquista e vitória!”

Mais de dois mil profissionais participaram do encontro. A solenidade de abertura contou com as presenças do vice-governador do Espírito Santo, do prefeito de Vitória e de grandes lideranças da contabilidade nacional. Pela rica programação composta por palestras e painéis técnicos, o encontro se firmou como um dos mais importantes para a classe contábil.

VIII – Caldas Novas/GO – 2011 – “Mulher: conhecimento, criatividade e leveza

Este encontro, que recebeu dois mil participantes, se destacou pela qualidade das palestras e por renomados profissionais que discutiram temas de grande interesse para os profissionais.

IX – Santos/SP – 2013 – “Mulher Contabilista: bem-vinda ao futuro!”

Realizado a bordo de um Transatlântico, o encontro foi marcado pela ousadia e criatividade. A programação técnica reuniu mais de 3 mil profissionais que, durante três dias, discutiram o rumo da profissão no País e no mundo.

X – Foz do Iguaçu/PR – 2015 – “Energia, Conhecimento e Arte”

A Solenidade de Abertura foi marcada pelo compromisso das autoridades com a classe contábil. O evento contou também com a presença, na mesa de honra, da presidente da Federação Internacional de Contadores (Ifac, sigla em inglês), Olívia Kirtley.

O lançamento “dois em um”

CFC e CRCRS lançam o XI Encontro Nacional da Mulher Contabilista e a XVI Convenção de Contabilidade do RS – Na noite do dia 6 de dezembro de 2016, no Hotel Serrano, em Gramado (RS), foi realizado o lançamento desses dois grandes eventos direcionados à classe contábil. Na cerimônia de lançamento, o presidente do CRCRS, Antônio Palácios, agradeceu a confiança da presidente da Abracicon, Maria Clara Bugarim, e do presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho, por acreditarem na ideia de unir dois grandes eventos, a serem realizados de 13 a 15 de setembro de 2017, no Serra Park, em Gramado (RS).

 

Sobre a Convenção

A XVI Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul, que ocorrerá em conjunto com o XI Encontro da Mulher Contabilista, tem como objetivo aprofundar discussões e analisar o cenário contábil brasileiro. Realizada a cada dois anos, a Convenção conta com o apoio do CRCRS, do Conselho Federal de Contabilidade e das entidades gaúchas da classe contábil.

O evento já é uma tradição entre os profissionais e estudantes da área contábil,  certos de que irão adquirir conhecimento e ampliar o netwroking. Uma das características das Convenções de Contabilidade do Rio Grande do Sul é o conteúdo programático que traz temas atuais e de grande interesse, abrangendo todos os segmentos da Contabilidade. “Vamos trabalhar para oferecer aos profissionais da contabilidade um evento inesquecível”, avisa o presidente do CRCRS, Antônio Palácios.

 

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.