VII Semana Contábil e Fiscal começa em Belém (PA)

Fernanda Graim - Comunicação CRCPA

 

A capital paraense será sede, durante cinco dias, da VII Semana Contábil e Fiscal para Estados e Municípios (Secofem), que teve início na manhã desta segunda-feira (13). O objetivo do evento é reciclar, aperfeiçoar e gerar conhecimentos em contabilidade aplicada ao setor público e em demonstrativos fiscais no âmbito estadual e municipal. O público alvo são servidores e gestores públicos dos estados, municípios e Tribunais de Contas que atuam em rotinas de contabilidade e responsabilidade fiscal.

A Semana é realizada por meio de parceria entre Secretaria do Tesouro Nacional, Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e Conselho Regional de Contabilidade do Pará (CRCPA), com apoio do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM-PA), da Escola de Administração Fazendária (ESAF) e da Comissão de Contabilidade Aplicada ao Setor Público do CRCPA.

Rosemary-crcpa, sebastião-tcm,fátima-crcpa,Leonardo-stn e Altair-esaf

Da esq. para a dir.: Rosemary da Silva, Sebastião Colares, Fátima Vasconcelos, Leonardo Silveira do Nascimento e Altair de Fátima Sampaio

A mesa de abertura do evento foi composta pela presidente do CRCPA, Fátima Vasconcelos; pelo subsecretário substituto de Contabilidade Pública da STN, Leonardo Silveira; pelo presidente do TCM-PA, Sebastião Colares; pela diretora-geral do Centro Regional de Treinamento da ESAF, Altair de Fátima Sampaio, e pela coordenadora da comissão do CRCPA, Rosemary da Silva.

Na ocasião, a presidente do Conselho, Fátima Vasconcelos, agradeceu a oportunidade de Belém sediar a Secofem e ressaltou a extrema relevância dos temas abordados, fundamentais para o aprimoramento dos profissionais de contabilidade.

Já o subsecretário da STN, Leonardo Silveira, explicou que o evento é realizado em vários municípios brasileiros e que, em todos os lugares por onde passou, foi bastante proveitoso, com ótimas sugestões e discussões. Foi dele a primeira palestra da Secofem. Silveira abordou o tema “A nova estrutura conceitual das normas brasileiras de contabilidade aplicadas ao setor público”. Logo após, a coordenadora de custos da Secretaria, Rosilene de Souza, falou sobre “Custos: caminhos para governança no setor Público”.

 A partir daí, iniciaram-se os módulos do evento, que se estendem até o dia 17, com assuntos variados como Plano de Contas Aplicado ao Setor Público, Procedimentos Contábeis, Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público, Fundamentos de Responsabilidade Fiscal, Sistemas de Informações sobre Orçamentos Públicos, Relatório de Gestão Fiscal, entre outros. A metodologia da Secofem consiste em aulas expositivas abertas a debates e questionamentos, com exercícios práticos e de fixação.

No dia 17 de maio, os organizadores da Secofem também promoveram o III Encontro de Gestores Públicos sobre a nova Contabilidade Aplicada ao Setor Público (III EGP/CASP), na sede do CRCPA. Entre os objetivos estava a conscientização de governadores, prefeitos, controladores, secretários, procuradores, conselheiros de tribunais de contas da importância da participação dos servidores no evento desta semana.

Serviço: Os certificados da Secofem serão emitidos online, após o término do evento, para os participantes que tiverem 80% de frequência. O registro da presença será realizado somente na primeira meia hora da aula de cada período.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.