
Por Luciana Costa, com informações do Cigar
Comunicação CFC
O Comparative International Governmental Accounting Research Network (Cigar) está promovendo, nesta terça e quarta-feira (25 e 26), o primeiro Simpósio Cigar - Contabilidade do Setor Público para um Futuro Sustentável na América Latina -. O evento está sendo realizado na Universidade de São Paulo (USP) e conta com a participação de representantes do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), que também é um dos organizadores do simpósio.
Nesta tarde, a vice-presidente Técnica do CFC, Ana Tércia Lopes Rodrigues, será palestrante do painel intitulado “Desafios para Relatórios de Sustentabilidade”, que tem como previsão de início às 14h. Além da representante do CFC, as discussões sobre o tema contará com a participação de Durlandy Andrés Cubillos Márquez, especialista Sênior em Gestão Financeira do Setor Público pela Universidade de Ciências Aplicadas de Zurique, Suíça; Marco Bisogno, professor da Universidade de Salerno, Itália; e Elsa Garcia Bojorges, Presidente do Conselho Mexicano de Normas de Relatórios Financeiros.
O CFC também foi representado, na manhã de ontem (25), por Wellington do Carmo Cruz, conselheiro e coordenador do Comitê Permanente para Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CP CASP), que foi o debaterdor do painel “Desafios contábeis na América Latina sob a perspectiva das redes de colaboração”. Outra presença marcante no painel foi a de Vânia Maria da Costa Borgerth, coordenadora da Comissão Brasileira de Supervisão de Relatos Integrados representante do CFC no Comitê de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS), que foi uma das palestrantes na ocasião.
Outra palestrante foi Maria Soledad Frindt Rada, presidente do Fórum de Escritórios de Contabilidade Governamentais da América Latina e chefe da Divisão de Contabilidade e Finanças Públicas da Controladoria Geral da República do Chile.
Objetivos do evento
A realização do Simpósio Cigar visa criar uma rede na América Latina para o desenvolvimento e promoção de insumos com vistas à superação dos desafios relacionados à adoção e implementação das Normas de Demonstrações Financeiras e das Normas de Relatórios de Sustentabilidade. Para isso, o Cigar conta com a experiência dos países latino-americanos que tem um papel essencial no desenvolvimento de iniciativas que ajudem as entidades do setor público a fortalecer sua gestão finaceira pública.
Sendo assim, o evento tem como objetivos promover a colaboração entre profissionais acadêmicos e não acadêmicos e facilitar a troca de conhecimentos e experiências em matéria de contabilidade do setor público nos países da América Latina. O foco será na informação contabilística para a sustentabilidade fiscal e nos relatórios de sustentabilidade relacionados com o clima.
Discutir o estabelecimento de uma rede para fortalecer a pesquisa e a inovação para abordar questões relacionadas à informação contábil de competência e à sustentabilidade, com a participação de órgãos ou entidades regionais cujo objetivo seja defender e promover a contabilidade do setor público baseada em competência.
Cigar – O Cigar é uma rede de pesquisa comparativa em contabilidade governamental internacional cuja missão é promover a discussão e pesquisa mundial sobre contabilidade governamental comparativa. A realização do primeiro evento do Cigar na América Latina tem o potencial de ser um excelente ponto de partida para a criação de uma Rede Latino-Americana de Pesquisa e Inovação em conexão com uma rede europeia consolidada.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.