Durante este mês, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) apresenta uma série de oito entrevistas com os vice-presidentes que integram o novo Conselho Diretor da entidade, eleito para o biênio 2018-2019. As entrevistas traçam um breve perfil de cada um dos vice-presidentes e suas respectivas vice-presidências, apresentando alguns dos projetos atuais e futuros. A quarta entrevista é com o vice-presidente de Registro, Marco Aurélio Cunha de Almeida.
Vice-Presidência de Registro: a importância da valorização da profissão contábil no País
Por Fabrício Santos
Comunicação CFC
Criada em 2006, a Vice-Presidência de Registro vem desempenhando, ao longo desses últimos anos, importante papel no Conselho Federal de Contabilidade: o de incentivar e orientar os futuros profissionais sobre a importância do registro e a valorização da profissão contábil brasileira, atualmente composta por cerca de 530 mil profissionais da contabilidade em plena atividade.
Como atribuições da Vice-Presidência, destacam-se o acompanhamento dos programas e das atividades dos Conselhos Regionais de Contabilidade na área de Registro e a coordenação de trabalhos desenvolvidos pela Câmara de Registro e pela Coordenadoria de Registro. O contador Marco Aurélio Cunha de Almeida, que ocupa a Vice-Presidência de Registro desde a gestão do presidente José Martonio Alves Coelho (2016-2017), dará continuidade aos projetos desenvolvidos pela área nos próximos dois anos. Segundo Marco Aurélio, “o Registro, uma das principais bandeiras do CFC, ganhou, nesses anos de trabalho, notoriedade e reconhecida importância entre os profissionais e no Sistema CFC/CRCs”.
Confira, abaixo, a entrevista com o vice-presidente Marco Aurélio Cunha de Almeida:
Quais são os seus desafios à frente da Vice-Presidência de Registro?
Marco Aurélio – Incentivar e demonstrar para os futuros profissionais a importância de estarem registrados. Outro ponto que quero destacar refere-se à atualização do nosso cadastro, importante ferramenta que possibilita o rápido contato com todos os profissionais do Brasil; e a padronização dos processos referentes ao registro em todo o Sistema CFC/CRCs, com o intuito de intensificar o trabalho das assessorias das Câmaras de Registro dos Conselhos Regionais.
Quais são os principais projetos da Vice-Presidência de Registro?
Marco Aurélio – Dar continuidade ao projeto de desenvolvimento de unificação do sistema eletrônico de concessão de registro profissional; acompanhar a legislação federal para adequação, no que couber, das normas de registro profissional e de organizações contábeis; assessorar as Vice-Presidências de Registro dos Regionais; dar suporte necessário aos bacharéis em Ciências Contábeis sobre o Exame de Suficiência; manter e atualizar os Cadastros de Peritos (CNPC) e de Auditores Independentes (CNAI); e desenvolver mecanismos, no âmbito do Sistema CFC/CRCs, que visem otimizar o atendimento aos profissionais e organizações contábeis.
Quem é Marco Aurélio da Cunha de Almeida?
Contador, administrador, sócio de empresas de auditoria e de contabilidade, vogal da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais, ex-presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG), ex-vice-presidente de Administração e Planejamento do CRCMG, ex-vice-presidente de Controle Interno do CRCMG, ex-presidente do Ibracon Auditores Independentes da 4ª Região.
Sobre a Vice-Presidência de Registro
A Vice-Presidência de Registro é composta pela Câmara de Registro e pela Coordenadoria de Registro. A Câmara de Registro é um órgão deliberativo, cujas decisões são submetidas à aprovação do Plenário do Conselho Federal de Contabilidade.
Dentre as atribuições da Vice-Presidência de Registro, destacam-se a orientação e o acompanhamento dos programas e das atividades dos Conselhos Regionais na área de Registro e a coordenação dos trabalhos desenvolvidos pela Câmara de Registro e pela Coordenadoria de Registro.
A Câmara de Registro, que é composta por seis conselheiros efetivos e igual número de suplentes, desempenha várias funções, com destaque para “examinar e julgar os recursos das decisões dos Conselhos Regionais de Contabilidade e organizações contábeis; coordenar, nacionalmente, os registros e os cadastros dos profissionais da contabilidade; e desenvolver e coordenar a realização do Exame de Suficiência”.
Integram a Câmara de Registro o contador Marco Aurélio Cunha de Almeida, coordenador da Câmara; Carlos Henrique do Nascimento, coordenador-adjunto; Vivaldo Babosa de Araújo Filho; Garibaldi Dantas Filho, Lourival Alves Cavalcante; Glaydson Trajano Farias.
Mais informações sobre a Vice-Presidência de Registro podem ser obtidas aqui.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.