Uso das tecnologias na educação foi apresentado na segunda edição do projeto Conexão Educa e Aprende

Por Lorena Molter

Comunicação CFC/Apex

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e a Associação Interamericana de Contabilidade (AIC) realizaram a segunda edição do projeto Conexão Educa e Aprende – A América trocando habilidades práticas para a formação do futuro contador. O tema trabalhado no encontro foi “Tecnologias aplicadas à educação”.

O evento virtual foi aberto pelo conselheiro do CFC e coordenador do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), contador Elias Dib Caddah Neto, e pela presidente da AIC e da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon) e coordenadora da comissão de ensino do CFC, contadora e professora doutora Maria Clara Cavalcante Bugarim, que destacaram os objetivos da iniciativa e a satisfação de verem o projeto concretizado.

Na ocasião, Bugarim relembrou o ano de 2006, período em que foi criado o Encontro Nacional de Coordenadores e Professores do Curso de Ciências Contábeis (ENCPCCC) e destacou a importância da academia para o fortalecimento da contabilidade. “Nós entendemos que não existe excelência profissional se nós não tivermos uma base sólida do ensino contábil e, principalmente, a presença importante dos nossos professores junto com as entidades de classe. Então, a semente iniciou em 2006 e, agora, por meio desse grande desafio que nós estamos vivenciando, o desafio global dessa pandemia, apresentou-se uma grande oportunidade de darmos as mãos, o Sistema Contábil Brasileiro e a Associação Interamericana de Contabilidade”, afirmou.

Na oportunidade, a coordenadora acadêmica do programa de pós-graduação em custos e gestão de negócios e professora da disciplina custos e controle da gestão da Universidad de la República, no Uruguai, professora mestre Carolina Asuaga, falou sobre “O recurso audiovisual como ferramenta pedagógica na época da Covid: uma análise empírica da sua eficácia”. Durante sua explanação, a acadêmica compartilhou suas experiências de ensino na pandemia e as estratégias adotadas no período.

Já o coordenador do programa de pós-graduação em contabilidade e mestrado acadêmico da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), professor doutor Alexandre Costa Quintana, falou sobre o que é um podcast, como essa ferramenta pode contribuir com a educação e também mostrou como operacionalizar esse meio no ensino. O acadêmico também compartilhou experiências sobre o uso desse dispositivo no contexto da pandemia.

O assunto apresentado na abertura da primeira edição do Conexão Educa e Aprende, que ocorreu em novembro de 2020, e também trabalhado no evento de 18 de dezembro –“Tecnologias aplicadas à educação”, foi demandado pelos professores e coordenadores que participaram da 12ª edição do ENCPCCC. O projeto busca, justamente, tratar de conteúdos apontados como necessários por professores da área de ciências contábeis.

O presidente da Comissão de Educação da AIC, Mario Diaz Durán, também celebrou o projeto e falou sobre sua finalidade. “Realmente é uma alegria essa segunda edição do Conexão, uma ideia que surgiu como todas as grandes ideias, praticamente de forma espontânea, no último encontro de coordenadores, e nós também temos muita esperança. Esperança no sentido de trocar informações entre os professores, sobre a prática, que é o ponto mais difícil para nós. Há muitos livros de teoria, vídeos e conferências, mas é um desafio quando temos que pôr em prática. Creio que esse instrumento é fundamental e uma ferramenta sensacional, que vai crescendo e vamos melhorando e incorporando atividades”, ressaltou.

O Conexão Educa e Aprende conta com o apoio da Abracicon e do Sistema CFC/CRCs. O projeto, que reúne educadores de toda a América Latina, tem o objetivo de estimular a discussão, a reflexão e as práticas sobre os temas atuais e as tendências mundiais do ensino da contabilidade, proporcionando aos profissionais da área oportunidades de aprimoramento e de crescimento.

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