Por Helton Carvalho
Comunicação CRCES
O avanço da tecnologia, no âmbito da Inteligência Artificial, é um marco na revolução mundial e promete transformar o perfil das empresas. No entanto, o avanço dessa tecnologia suscita preocupações legítimas sobre a privacidade e a segurança das informações. O assunto foi abordado no sétimo painel do 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC), que acontece de 8 a 11 de setembro em Balneário Camboriú/SC.
“Não ignore a tecnologia. Precisamos usá-la com responsabilidade, controle e, acima de tudo, com muita ética”, ressaltou o painelista Renato Opice Brum. Nesse sentido, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) prevê definir diretrizes e regras gerais para o tratamento de dados pessoais, com o objetivo de proteger a privacidade dos profissionais da contabilidade e das organizações contábeis, empregados, clientes, fornecedores e a sociedade.
Para o painelista Hugo Dias, a mudança na forma de fazer Contabilidade é inevitável e os profissionais devem ficar atentos. As questões tributárias também sofrerão mudanças. “O profissional contábil deve ficar atento ao que é fake ou notícia verdadeira. É certo que, após esta revolução, teremos muita regulação”, concluiu Hugo Dias.
Continue acompanhando a cobertura completa do Congresso no portal e nas redes sociais do CFC. Venha descobrir o que é “Ser Contábil: Humano, Digital e Ético"!
O CBC
O maior evento contábil da América Latina acontece a cada 4 anos e tem a finalidade de capacitar a classe contábil, promover o debate de temas atuais e estratégicos para a Contabilidade e proporcionar um ambiente de troca de experiências.
O 21° CBC contará com 48 painéis, 9 palestras, 22 fóruns e a apresentação de 136 trabalhos, entre produções técnicas e científicas. A programação ainda inclui Exposição Literária, Feira de Negócios e agenda cultural.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.