Por Daniel Guerra
Comunicação CFC
Na noite desta quarta-feira (24), o Centro de Convenções de Natal foi palco de uma das mais marcantes solenidades de abertura do Encontro Nacional da Mulher Contabilista, que chega à sua 14ª edição reunindo profissionais de todas as regiões do país. O evento, reconhecido por valorizar e fortalecer a participação feminina na contabilidade, iniciou sua programação com discursos inspiradores, homenagens emocionantes e celebração da força feminina que transforma a profissão.
Em sua fala, o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Dantas, destacou o protagonismo conquistado pelas mulheres ao longo dos anos, não apenas na classe contábil, mas também em outros segmentos laborais e sociais. “Somos 538 mil profissionais da Contabilidade no Brasil, e as mulheres já somam 240 mil contadoras e técnicas, praticamente metade da categoria. Em alguns estados, elas já superam o número de homens atuando na contabilidade”, ressaltou.
Aécio também fez uma referência especial ao grupo de precursoras da profissão contábil – mulheres que abriram caminhos e inspiraram novas lideranças: Aparecida Terezinha Falcão, Ana Amélia Martins Mendes, Celina Coutinho, Diva Maria de Oliveira Gesualdi, Elena Raupp, Maria Clara Cavalcante Bugarim, Maria Constança Carneiro Galvão, Marta Arakaki e Vitória Maria da Silva (in memoriam). Ao mencionar esta última, o presidente se emocionou e ficou com a voz embargada. “Quando esse movimento começou, há 30 anos, a preocupação era com a inserção das mulheres. Mas essa página já foi virada: hoje, elas ocupam espaços de decisão e inspiram novas gerações a seguirem pela mesma trilha de conquistas”, afirmou.
O presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Norte (CRCRN), Anailson Gomes, anfitrião do evento, também enfatizou a importância do encontro. “A contabilidade norte-rio-grandense só tem a agradecer a oportunidade de sediar um evento tão grandioso, magnífico, significativo. Eu tenho certeza de que seremos pessoas renovadas ao fim desses três dias”, declarou.
A solenidade contou ainda com as falas da presidente da Academia Norte-Rio-Grandense de Ciências Contábeis (Acaderncic), Jucileide Ferreira Leião; da presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon) e vice-presidente brasileira no Comité de Integración Latino Europa-America (Cilea), Maria Clara Cavalcante Bugarim; da vice-prefeita de Natal, Joana Guerra; do presidente da International Federation of Accountants (Ifac), Jean Bouquot; e da governadora do Rio Grande do Norte, Maria de Fátima Bezerra.
Em seu discurso, a governadora potiguar enfatizou a relevância da contabilidade para a boa administração pública. “Quando começamos a lidar com as contas, vemos o quanto os senhores e as senhoras são fundamentais para que um governo não somente se saia bem, mas efetivamente funcione. Não há boa gestão pública sem contabilidade certa e ética”, declarou.
Homenagem
Durante a cerimônia, também foi entregue a Medalha Ulisses Celestino de Góis, a mais alta comenda do CRCRN. Foram homenageados o presidente do CFC, Aécio Dantas; o vice-presidente de Governança e Gestão Estratégica do CFC, Joaquim Bezerra; e os conselheiros federais Erivan Ferreira Borges e Maria do Rosário de Oliveira.
A programação do 14º Encontro Nacional da Mulher Contabilista segue até a próxima sexta-feira (26), com mais de 30 atividades, entre palestras, painéis, debates, Feira de Negócios e Oportunidades, Olimpíadas da Contabilidade, visitação a estandes, apresentações culturais e amplos espaços de networking.
Mais informações podem ser acessadas em www.14enmc.org.br
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.