Por Thatyane Nardelli
Comunicação do CFC
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em parceria com a Associação Interamericana de Contabilidade (AIC), realizou, nesta sexta-feira (30), a 5ª edição do projeto Conexão Educa & Aprende. Desta vez, estudantes e profissionais de toda a América Latina puderam conferir palestras com o tema “Tecnologias aplicadas à educação – Gamificação”, que têm como objetivo estimular a discussão, a reflexão e a prática sobre assuntos atuais e as tendências mundiais do ensino da contabilidade, proporcionando aos profissionais da área oportunidades singulares de aprimoramento e crescimento.
“É com muita alegria que damos início a este evento, com o maior número de participantes inscritos até hoje, este que é um projeto muito especial e único para nossos estudantes”, comemora a presidente da AICe da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), Maria Clara Cavalcante Bugarim. “Nós começamos a despertar essa trocae também temos nesta edição a maior quantidade de convidados e, ainda, de diversidade de países em nossa programação técnica”, conclui ela.
Mesmo antes de a pandemia se instalar em todo o mundo, a tecnologia já se tornava extremamente familiar para os alunos, e passou a ser uma grande aliada da educação. Nesse sentido, a gamificação surge, então, com o intuito de utilizar os jogos no contexto acadêmico para despertar o interesse, desenvolver a criatividade e aumentar a participação em sala de aula. "Hoje, temos um tema extremamente importante, sobre uma ferramenta já usada para engajamento em sala de aula e que se faz muito presente para tornar as aulas muito mais interativas e participativas para os estudantes de Ciências Contábeis", ressalta o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC, contador Aécio Dantas Júnior.
Programação técnica
Nesta edição, os participantes puderam conferir três palestras, todas voltadas para o universo da gamificação, se aprofundando na técnica que usa mecânicas e dinâmicas de jogos para engajar pessoas, resolver problemas e melhorar o aprendizado, motivando ações e comportamentos em ambientes fora do contexto de jogos.
Painel 1: “Ensino-aprendizagem nos cursos de Contabilidade – do Gamification ao Project Based Learning (PBL)”, ministrada pelo professor doutor Luiz Antonio Titton, CEO da News Cool Tecnologia Educacional, startup graduada pelo Polo Tecnológico SUPERA, USP e associada da incubadora EsalqTec, além de membro da InternationalSimulationand Game Association (ISAGA), Holanda e BrazilianSimulationand Game Association, Brasil.
Painel 2: “Gamificação na formação de contador público: exemplos práticos”, ministrado pelo doutor e contador público Mário Ernesto Diaz Duran, além de presidente de Comissão Técnica Interamericana de Educação da Associação Interamericana de Contabilidade.
Painel 3:“Educação financeira por metodologias de caso: pontos fortes e novas ferramentas a serem utilizadas”, com msc. Pablo Freyer, professor da Universidade Católica do Uruguay; certificado em ensino em metodologia de caso pela Universidade INCAE, na Costa Rica.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.