Por Comunicação CRCSP
O Summit Contábil, realizado em Osasco, foi aberto, no dia 21 de maio de 2019, pela presidente do CRCSP, Marcia Ruiz Alcazar, logo após a execução do Hino Nacional, e contou com a presença do presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Zulmir Ivânio Breda. O evento aconteceu no Teatro Municipal Glória Giglio.
O Summit Contábil é realizado pelo Instituto Paulista de Contabilidade (IPC) e organizado pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP) e pelas entidades contábeis de São Paulo.
O encontro tem como objetivo reunir profissionais, empresários e estudantes de Contabilidade para participarem de seis painéis. Os temas apresentados ajudarão na composição da grade de programação da 26ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado de São Paulo (Convecon), que acontecerá entre 4 e 6 de novembro de 2019, no Expo Center Norte, em São Paulo.
Na abertura da solenidade, estavam presentes o secretário de Finanças da Prefeitura Municipal de Osasco, Pedro Sotero de Albuquerque, representando o prefeito Rogério Lins, e os vice-presidentes do CRCSP, José Donizete Valentina (Administração e Finanças), José Aparecido Maion (Fiscalização, Ética e Disciplina), João Carlos Castilho Garcia (Desenvolvimento Profissional) e Cibele Pereira Costa (Registro).
A presidente do CRCSP disse que “temas voltados à Contabilidade, Gestão, Tecnologia e Empreendedorismo precisam estar no radar da classe contábil. Temos que nos preparar para o emprego de novas tecnologias, pois o modelo convencional de organização e de processamento de informações será substituído. Isso não quer dizer que o profissional da contabilidade será substituído, muito pelo contrário.”
Ela também ressaltou que é preciso “aproveitar as inúmeras oportunidades para prestarmos serviços únicos e personalizados para nossos clientes, trabalhando com soluções inovadoras.”
E concluiu: “Um Brasil melhor precisa de mais profissionais da contabilidade habilitados, atuantes e que colaboram para um ambiente de negócios mais harmonizado e menos burocrático. Temos que mostrar que a Contabilidade é uma ciência que exige estratégia e que não há razão para ter medo da Inteligência Artificial, pois toda informação obtida terá que ser conferida, analisada e chancelada por um profissional da contabilidade.”
O secretário Pedro Albuquerque deu as boas-vindas aos participantes do Summit. “É um prazer receber a todos no nossa cidade”, disse ele. “Somos o segundo PIB do Estado de São Paulo”, afirmou o secretário, “e valorizamos muito a parceria que temos com a classe contábil”.
Encerrando a solenidade, o presidente do CFC, Zulmir Breda, afirmou que estava “muito satisfeito de participar deste evento regional, que promove a presença dos profissionais e servirá para preparar a Convenção estadual.”
Zulmir falou das mudanças pelas quais a classe contábil está passando, das tarefas operacionais – que hoje são feitas pelos softwares contábeis – “para uma atividade mais nobre, de gestão e consultoria às empresas, promovendo maximização de resultados.”
O presidente do CFC disse que os profissionais não devem ter medo das mudanças, “que devem ser transformadas em oportunidades. Nosso dever é sermos éticos para que a sociedade valorize a profissão contábil”. Ele lembrou que o novo Código de Ética dos profissionais da contabilidade começa a valer em 1º de junho. “Sendo éticos vamos colaborar para um novo ambiente de negócios, livres da corrupção; um país sério como merecemos.”
(fotos: CRCSP)
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.