Solidariedade que conta: programa de voluntariado do CFC reúne mais de 9 mil participantes em todo o país

Por Luciana Melo Costa
Comunicação CFC

Com a proximidade das celebrações do Dia Nacional do Voluntariado, comemorado no dia 28 de agosto, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) tem motivos para festejar. Há 13 anos, a entidade desenvolve o Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), iniciativa que reúne mais de nove mil participantes em todos o país e abrange os 27 entes da Federação.

Para o coordenador do programa, Elias Dib Caddah Neto, o PVCC é uma ação que deu certo e vem se consolidando como referência. “Sem dúvida nenhuma, o PVCC deu certo e serve de exemplo para muitos outros programas de voluntariado e para as próprias entidades de classe. Muitas delas vêm nos perguntar como é que se faz para constituir um programa de voluntariado organizado como o nosso”, afirma.

Elias Caddah, conselheiro do CFC.

Ações – O PVCC subdivide-se em quatro frentes de atuação:  a Rede Nacional de Cidadania Fiscal (Observatórios Sociais), que objetiva estimular os profissionais a liderarem o processo de criação e operacionalização de Observatórios Sociais (OSs) nos seus municípios; a Educação Financeira, que busca orientar a sociedade para questões relacionadas ao controle, planejamento e organização das finanças pessoais; as Doações ao Funcriança e Fundo do Idoso, que promove a adesão aos programas de incentivos fiscais que regulam as doações aos fundos municipais de proteção à criança e ao adolescente, bem como aos fundos municipais de proteção aos idosos; e as Ações Locais de Voluntariado, que recepcionam as ações de voluntariado que estejam sendo empreendidas e que não estejam enquadradas nos demais subprogramas especificados.

Elias Caddah lembra ainda que em tempos de pandemia essas ações continuaram a ser efetuadas, mas em observâncias às regras sanitárias impostas. “Mesmo sem condições de estarmos fisicamente nos lugares, conseguimos nos organizar para ajudar as pessoas que mais precisavam no momento”, declarou.

O coordenador lembrou que o programa realizou, na fase mais crítica desse período, ações, por todo o país, de doação de máscaras de tecido, distribuição de produtos de higiene à população de rua, distribuição de cestas básicas, entre outras coisas.

Ao falar do engajamento da classe contábil nas questões sociais, o coordenador ressaltou que está na essência do povo brasileiro a solidariedade, e os profissionais da área não fogem a essa regra. “A prática voluntária no Brasil faz parte do nosso DNA, e a classe contábil não foge a essa regra de estar sempre presente quando ela é chamada ou convocada”, disse.

Parcerias – O PVCC continua a ampliar seu escopo e a fortalecer suas relações institucionais. O programa está se reunindo com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) para ampliar o termo de cooperação técnica que trata do Fundo do Idoso. De acordo com o coordenador, foi observado que em muitos municípios esse fundo está constituído, mas, por falta de detalhes técnicos, os benefícios não chegam ao destino. Para mitigar esse tipo de intercorrência, muitas vezes caracterizada por falta de alguma certidão ou de prestação de contas, o PVCC lançará campanha para convocar profissionais da contabilidade para ajudarem as cidades na regularização dessas questões.

Outra parceria já estabelecida é com o programa federal Pátria Voluntária. Nessa iniciativa, o PVCC atua no subsídio da área de políticas públicas, no desenvolvimento de um guia de acompanhamento, monitoramento e avaliação de projetos estratégicos para a constituição de um selo de acreditação, uma certificação das organizações da sociedade civil que participam do programa.

Convite – Os interessados em participar do PVCC podem fazer isso na página do programa: https://voluntariadocontabil.cfc.org.br/, ou podem procurar o Conselho Regional do respectivo estado. Lá, o profissional será direcionado à área de interesse.

Ao reforçar a importância do voluntariado na construção de uma pátria mais igualitária, o coordenador afirma: “o trabalho voluntário é uma via de mão dupla. A partir do momento que você doa, o mundo conspira e você recebe de volta”.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.