Sistema CFC/CRCs completa 79 anos de história


Por Gabriella Avila e Poliana Nunes
Comunicação CFC


Foi nesta data, 27 de maio, no ano de 1946, que o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e os Conselhos Regionais (CRCs) foram instituídos, a partir do Decreto-Lei nº 9.295. Nascia assim um dos pilares da contabilidade brasileira, que, ao longo da história, regulamentou e fortaleceu a profissão contábil em todo o país.

Um dos marcos históricos que vale ser recordado nesta data é a transferência do CFC de sua sede inicial, no Rio de Janeiro, para Brasília, onde permanece até hoje. A aproximação do núcleo político do país permitiu que a instituição aperfeiçoasse a sintonia com os poderes constituídos, e contribuiu também para o desenvolvimento técnico, ético e institucional da contabilidade do país.

Outros momentos ficaram marcados na história de construção do que hoje o CFC é e do que a autarquia representa para a classe contábil e para a sociedade como um todo. Um desses momentos foi a implementação da Lei n.º 11.160, de 2 de agosto de 2005, que estabeleceu que o plenário do CFC tivesse um integrante de cada CRC, totalizando 27 conselheiros efetivos e igual número de suplentes, para mandatos de 4 anos com renovação a cada biênio. Esse fato reforçou a representatividade de todos os estados no Conselho Federal e fortaleceu o trabalho da entidade a nível nacional. 

Além de se alinhar às diferentes realidades do Brasil, o CFC foi fundamental para que a contabilidade brasileira fale a mesma língua da contabilidade em outros países, tanto no setor público quanto no privado. Foi iniciado em 2008 o processo de convergência aos padrões internacionais de contabilidade no setor público, com adequação das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicáveis ao Setor Público (NBC TSP) às internacionais (Ipsas), que, por sua vez, são emitidas por conselho independente (Ipsasb) apoiado pela Federação Internacional de Contadores (Ifac). Já no setor privado, as International Financial Reporting Standards (IFRS), editadas pelo International Accounting Standards Board (Iasb), começaram a passar por convergência alguns anos antes: a partir de 2005, quando o CFC emitiu resolução que criou o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC). O CFC segue adequando de maneira gradual essas normas, e construindo boas relações internacionais com entidades importantes de outros países. 

Voltando ao território nacional, ao longo de sua história, o CFC e os CRCs também vêm formando grupos de trabalho (GTs) com o objetivo de aperfeiçoar a gestão e conduzir ações em diferentes áreas de atuação. As frentes atuam sobretudo com foco no interesse público. Neste sentido, o Sistema CFC/CRCs mantém relacionamentos institucionais e parcerias estratégicas com órgãos públicos e privados. A aproximação com o parlamento, a atuação junto ao Congresso Nacional proporciona melhorias na atuação do profissional da contabilidade. Entre as ações de parceria do Sistema CFC/CRCs, podemos citar a atuação na Reforma Tributária, bem como as ações para as Novas Diretrizes Curriculares, aprovadas em 2024.

Mais um fato a se comemorar nesta rica trajetória é o Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC), evento que chegou à sua 21ª edição em 2024, mas sua história é mais antiga que a criação do próprio Sistema CFC/CRCs. O primeiro congresso foi realizado entre os dias 16 a 24 de agosto de 1924, na Associação dos Empregados do Comércio do Rio de Janeiro, e contou com a participação de 120 profissionais da contabilidade. Hoje, o CBC configura-se como o maior evento contábil da América Latina, reunindo mais de 7 mil pessoas, com a finalidade de capacitar a classe contábil, promover o debate de temas atuais e estratégicos para a Contabilidade e proporcionar um ambiente de troca de experiências.

Por fim, não podemos deixar de mencionar o papel social do Sistema CFC/CRCs, um outro ponto forte para a categoria. Atualmente, a vice-presidência de Política Institucional do CFC conduz os seguintes projetos:

  • CFC Voluntário – Programa de Voluntariado da Classe Contábil, criado em 2008 pelo Sistema CFC/ CRCs para estimular a prática cidadã e o espírito de responsabilidade social entre os profissionais da contabilidade.
  • CFC Jovem – Programa de Jovens Lideranças Contábeis, criado nos anos 80 pelo Sistema CFC/CRCs para promover a formação de lideranças comprometidas com a valorização profissional e incentivar a participação dos estudantes e dos jovens profissionais de Ciências Contábeis nas ações políticas da classe.
  • CFC Mulher – anteriormente denominado Programa Nacional da Mulher Contabilista, foi criado em 2002 pelo Sistema CFC/CRCs para ampliar a participação feminina no cenário contábil, na política e na sociedade.

Toda essa jornada percorrida pelo Sistema CFC/CRCs nesses 79 anos, e mais diversos outros logros que fizeram parte dessa história, mostra o compromisso que a autarquia têm com a categoria contábil e com a sociedade, ao trabalhar em distintas frentes para garantir que a atuação dos profissionais da contabilidade contribua diretamente para a gestão pública eficiente, o ambiente de negócios e o desenvolvimento sustentável do território brasileiro.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.