Por Fabrício Santos
Comunicação CFC
A solenidade de abertura do Seminário Regional sobre Transparência e Controle Social, fruto da parceria entre o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e a Controladoria-Geral de União (CGU), foi realizada, na manhã desta sexta-feira (4), na Fecomércio, no Rio de Janeiro. Cerca de 150 pessoas participaram do evento.
O Seminário tem o objetivo de fomentar a criação de ouvidorias em todo o Brasil, informar os gestores sobre as boas práticas de governança, além de promover a participação social para a melhoria dos serviços públicos ofertados aos cidadãos.
A conselheira do CFC Diva Maria de Oliveira Gesualdi, que representou o presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho, disse que “temos por obrigação reunir e disponibilizar informações confiáveis aos gestores e, assim, influenciar a melhor tomada de decisões. Com ética e transparência, nossa palavra passa a ser requisito fundamental para a sobrevivência das organizações”.
A palestra de abertura do evento foi sobre “O papel das ouvidorias como instrumento de proteção do usuário de serviços públicos”, ministrada pelo Ouvidor-Geral da União, Gilberto Waller Júnior.
Uma série de seminários estão sendo realizados no Brasil. O primeiro aconteceu em Manaus, seguido do Tocantins, Rio Grande do Sul, Paraíba, Pará e São Paulo. As próximas edições do Seminário ocorrerão em Sergipe (1/9), Piauí (29/9) e Alagoas, com data a definir.
Além da conselheira do CFC, compuseram a mesa de honra, o vice-presidente do CRCRJ, Luiz Francisco Peyon; do Ouvidor-Geral de União, Gilberto Waller Júnior; do Superintendente da Controladoria Regional da União no Estado do Rio de Janeiro, Fábio do Valle Valgas da Silva; e do Auditor-Geral do Estado do Rio de Janeiro, Rui César dos Santos Chagas. Mais informações sobre a programação podem ser obtidas aqui.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.