Seminário de Governança Municipal destaca importância da governança e de seus mecanismos na gestão pública

Por Sheylla Alves
Comunicação CFC

A 12ª edição do Seminário de Governança Municipal para Prefeitos e Gestores Públicos, realizada na última sexta-feira (29), contou com mais uma palestra enriquecedora para os participantes. A coordenadora do Comitê Mulheres da Governança, Alzira Fernanda Brasil, foi a responsável por apresentar o tema: “O que é governança e quais são os seus mecanismos”. O evento aconteceu no Acre e é fruto de uma colaboração entre o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o Conselho Regional de Contabilidade do Acre (CRCAC), a Rede Governança Brasil (RGB) e o Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP). A iniciativa conta com o valioso apoio da Controladoria-Geral da União (CGU), da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

Desde o início de sua exposição, a palestrante abordou a complexa tarefa que os gestores públicos enfrentam ao assumirem seus cargos e explicou como a aplicação dos princípios de governança pode contribuir para a formação de líderes eficazes e agentes atuantes contra a corrupção.

“Governança representa uma mudança de paradigmas no setor público, tornando-se uma necessidade imperativa. Não devemos resistir nem temer, pois, quando aplicada corretamente, ela pode transformar nossa jornada em uma viagem de sucesso”, enfatizou Alzira.

Ela destacou duas opções que os gestores públicos atuais têm diante das novas demandas: “explodir” ou “expandir”. Alzira convidou os presentes a expandirem suas mentes e adotarem boas práticas de governança pública, alinhando-se com as transformações que o mundo vivencia, especialmente as tecnológicas. Para ela, a zona de conforto deve ser encarada como uma zona de aprendizado, pois apenas quando estamos confortáveis podemos absorver conhecimento eficaz e alcançar resultados significativos.

Alzira salientou que a governança não é uma novidade, mas, sim, uma exigência antiga. A transparência, por exemplo, é um princípio presente na lei desde sempre, mas sua implementação completa tem sido desafiadora. Ela argumentou que é essencial definir claramente o conceito de governança para incorporar mecanismos que permitam atender a essas demandas com eficiência.

Na ocasião, Alzira citou exemplos globais de como a governança está sendo estudada, incluindo o método do “donut”, adotado em Amsterdã, que aborda tanto os problemas imediatos da população quanto as questões de longo prazo, como medidas para a sustentabilidade. Esse método visa atender a ambas as necessidades, ao cumprir demandas imediatas e planejar soluções a longo prazo.

A palestrante ressaltou que a governança desempenha um papel estratégico na transformação de missões, visões e valores organizacionais. Os altos gestores devem estar atentos à razão de suas ações, para estabelecer a ordem necessária. Ela explicou que os mecanismos da governança são essenciais para a implementação dos princípios fundamentais, citando as três bases destacadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU): liderança, estratégia e controle.

👉A palestra completa está disponível no canal do YouTube do CFC, a partir das 2h54min do vídeo. Clique aqui.

O Seminário de Governança Municipal continua a oferecer insights valiosos sobre como a governança pode aprimorar a gestão pública e promover um governo mais eficiente e transparente.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.