CFC participará da Semana Nacional de Educação Financeira

Por Fabrício Santos
Comunicação Social

Em sua quarta edição, a Semana Nacional de Educação Financeira – Semana Enef – será realizada de  8 a 14 de maio de 2017. De acordo com a agenda oficial do evento, boa parte das palestras – com foco na Educação Financeira, serão on line e presenciais e ocorrerão em diversas cidades brasileiras. O evento é gratuito.

A educação financeira tem como objetivo conscientizar o indivíduo sobre a importância do planejamento financeiro e familiar, para que se desenvolva uma relação equilibrada com as finanças.

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC), parceiro nessa ação, vem, desde a 3ª Semana Enef, ocorrida em 2016, contribuindo, por meio do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), com diversas ações voltadas para a educação financeira.

O PVCC é composto por quatro subprogramas, com destaque para o subprograma 2 – Educação Financeira que se caracteriza por orientar a sociedade para questões relacionadas ao controle, planejamento e organização das finanças pessoais, buscando sensibilizá-la quando aos riscos do endividamento pessoal e familiar, consumo consciente e uso do cartão de crédito.

Para a coordenadora nacional do PVCC, Vânia Labres, o apoio do CFC com a Semana é fundamental para que os profissionais da contabilidade possam orientar, gratuitamente, o cidadão que não consegue honrar com suas dívidas. “Desde o ano passado, estamos contribuindo com a Semana Nacional. E, nessa edição, tenho certeza de que a participação do Sistema CFC/CRCs será fundamental para mais esse sucesso”, avalia. Atualmente, o PVCC conta com mais de 6700 voluntários  da classe contábil.

Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o percentual de famílias que disseram que não terão como pagar as dívidas passou de 8,7% em dezembro do ano passado para 9,3% em janeiro deste ano. Ainda, segundo a CFC, houve um aumento na  proporção de famílias que se declararam muito endividadas. Passando de 13,8% em dezembro  para 13,9%, em janeiro. “Devido à crise que passa o País e a alta do desemprego,  muitos  brasileiros estão no vermelho e com dívidas altas e acúmulos de juros”, avalia Vânia.

Na programação da Semana temas como “Finanças Comportamentais”, “Planejamento feito para você”, “Finanças é coisa de criança”, “Sei controlar meu dinheiro”, entre outros, serão ministrados para os participantes.

O Banco Central do Brasil (BCB), a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), a Superintendência de Seguros Privados (Susep), a  Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg), a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil), a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) e Bolsa de Valores de São Paulo ( BM&FBovespa ), Ministérios da Justiça, da Educação e da Fazenda são apoiadores da 4ª Semana Enef.  Mais informações sobre a programação podem ser obtidas no endereço https://www.semanaenef.gov.br/

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.