SBCASP: Painel trata da adoção de normas internacionais de contabilidade para o setor público

Por Sheylla Alves

Comunicação CFC

O VIII Seminário Brasileiro de Contabilidade e Custos Aplicados ao Setor Público iniciou, na manhã desta quinta-feira (1/12), o debate sobre os desafios e tendências da contabilidade e custos aplicados ao setor público em uma perspectiva para 2023.

O primeiro painel tratou do panorama e perspectivas globais na adoção das normas internacionais de contabilidade para o setor público (IPSAS, da sigla em inglês). Na oportunidade, Leonardo Nascimento, especialista em gerenciamento financeiro do Banco Mundial, realizou uma fala de abertura e encaminhou a exposição do conteúdo para o painelista João Fonseca, que é o principal responsável pelo desenvolvimento de padrões do International Public Sector Accounting Standards Board (IPSASB).

Fonseca expôs dados estatísticos com referência ao Status Report da responsabilidade financeira do setor público internacional e tratou da base e estrutura do relato financeiro. Diante dessa questão, ele falou dos desafios práticos que enfrentam em âmbito internacional, ao considerar que muitos países ainda não possuem uma base de dados e centralização das informações. Fonseca destacou a constatação das políticas de qualidade de dados, considerando a implementação do regime de competências.

"A América Latina pode ser considerada um exemplo de sucesso na questão das IPSAS, em nível mundial, por já realizar as competências necessárias. É esperado que essa tendência se acentue até o fim da década, no que diz respeito à utilização das competências e aos relatos financeiros em todo o mundo", constatou Fonseca.

No final da palestra, foi aberta uma rodada de perguntas aos espectadores. O VIII Seminário Brasileiro de Contabilidade e Custos Aplicados ao Setor Público continuou na tarde de quinta-feira com diversos outros painéis que irão tratar da implementação da padronização de fontes de recursos, auditoria financeira e custos no setor público.

Para assistir, acesse o canal do Conselho Federal de Contabilidade no YouTube.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.