Por Daniel Bruce
Comunicação CFC
A reunião de presidentes do Sistema CFC/CRCs, realizada no auditório do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), na tarde desta terça-feira (13), reservou um momento especial para conceder a Comenda de Mérito Contábil Ivo Malhães, ao homenageado Wagner Vilas Boas de Souza, secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC).
Instituída pela Resolução Abracicon n.º 1, de 12 de setembro de 2022, a Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon) passa a entregar, a partir de então, a Comenda de Mérito Professor Ivo Malhães de Oliveira para profissionais de destaque no segmento, que tenham contribuído para o desenvolvimento da classe contábil. A eleição da personalidade homenageada é realizada pelos acadêmicos da Abracicon, em assembleia geral ordinária e/ou extraordinária.
Participaram da entrega o presidente do CFC, Aécio Dantas; a presidente da Abracicon, contadora e doutora Maria Clara Cavalcante Bugarim; os presidentes dos Conselhos Regionais de Contabilidades (CRCs) de todas as unidades da Federação; e os conselheiros do Sistema CFC/CRCs.
O agraciado do dia, Wagner Vilas Boas de Souza, apresenta, em seu currículo profissional, uma atuação relevante para a Contabilidade. Em sua trajetória acadêmica, por exemplo, possui título de doutor em Administração pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Administração Pública e especialista em Controladoria e Finanças Empresariais pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), além do bacharelado em Ciências Contábeis pela União Educacional de Brasília (Uneb). É, também, autor de artigos científicos e de capítulo de livro sobre inovação aberta para transformação da administração pública.
De abril a novembro de 2019, Vilas Boas ocupou o cargo de diretor de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior. Também no MEC, foi secretário-executivo adjunto, subsecretário de Planejamento e Orçamento, coordenador-geral de Orçamento e gerente de projetos.
Ao entregar a comenda, Maria Clara Cavalcante Bugarim destacou a importância da homenagem para a classe contábil e reconheceu as contribuições dadas pelo agraciado ao longo de tantos anos dedicados à Contabilidade. “Essa entrega não é uma entrega apenas da Abracicon, mas, sim, de todo o sistema contábil brasileiro ao contador Wagner Vilas Boas de Souza”, afirmou.
A presidente da Abracicon destacou, ainda, o apoio que recebeu do secretário do MEC para concretizar a assinatura do termo de pactuação que visa instituir o curso de Ciências Contábeis na Universidade Federal do Acre (Ufac). “Ao saber do pleito, o secretário Wagner prontamente ligou para a reitora Margarida, do Acre, e fez um trabalho forte, profícuo, que posteriormente resultou na cerimônia de criação do curso”, finalizou.
Na sequência, o presidente do CFC, Aécio Dantas, parabenizou a Abracicon e todos os acadêmicos pela escolha do homenageado. “Essa escolha não poderia ser melhor. Muitas outras virão, mas a primeira a gente nunca esquece. Ela será concedida a um profissional da contabilidade. Isso é um marco extremamente importante”, frisou.
Na oportunidade, Wagner agradeceu por ter sido selecionado para receber a homenagem e enfatizou a importância da Contabilidade em sua trajetória profissional e pessoal. O contador relembrou o momento em que optou por seguir esse caminho. “Devo essa escolha, principalmente, à minha esposa. Há alguns anos, ela puxou a minha orelha e disse que eu tinha que fazer uma faculdade, um curso de Contabilidade – que, segundo ela, seria a área em que eu me daria bem”, afirmou.
O secretário do MEC relatou, também, que sente orgulho da profissão e que, por meio do curso de bacharelado em Contabilidade, conquistou a ascensão profissional e adquiriu conhecimentos sobre administração pública e contabilidade pública. “Eu devo o que eu sou hoje e aonde eu cheguei ao curso de Ciências Contábeis. Eu me orgulho de ser um contador”, ressaltou.
Pautas da reunião
A reunião de presidentes continuou durante todo o expediente desta quarta-feira (14), para que os demais temas fossem debatidos, apreciados e deliberados pelos participantes. Entre os assuntos discutidos, estão a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) nos CRCs, que integra o Processo Eletrônico Nacional (PEN); o programa Contador Parceiro; a apresentação, por parte dos Regionais, de assuntos e demandas locais, além de demais temas para debates e propostas de soluções; as visitas da fiscalização, por meio do projeto das inspetorias; o Plano de Sustentabilidade; o Conexão Contábil Campo Grande (MS); a diversidade na Contabilidade; a importância da valorização do profissional da contabilidade; o Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC); e as parcerias com universidades públicas.
Ivo Malhães
O patrono da comenda, contador Ivo Malhães, nasceu em 12 de julho de 1920, no Rio de Janeiro. Iniciou a sua trajetória profissional como professor, e ingressou, em 1953, na Escola Técnica do Comércio do Instituto Roscio, situado no bairro da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro. Foi a primeira de muitas instituições de ensino em que lecionou.
Ivo Malhães foi o primeiro contador a ser eleito pelo plenário do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), pois, antes do Decreto-Lei n.º 1.040, de 21 de outubro de 1969, o presidente desta entidade era indicado pelo presidente da República. Permaneceu no cargo durante o período de 1º de janeiro de 1970 a 31 de dezembro de 1973.
Registra-se, ainda, que, em 1977, Ivo Malhães foi o primeiro presidente e fundador da Associação dos Peritos Judiciais do Estado do Rio de Janeiro (Apjerj). Entre as medidas adotadas pelo CFC, durante a sua gestão como presidente, destacam-se atos que contribuíram para o avanço administrativo do conselho como um todo e grande benefício para o aprimoramento da classe contábil brasileira.
Em 1980, o contador liderou o movimento para a criação da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), entidade que presidiu de 1980 a 1997. Sua gestão foi marcada pelo idealismo e pela vontade de servir à classe. E, por toda essa trajetória, Ivo Malhães de Oliveira é um profissional que será sempre lembrado pela classe contábil brasileira.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.