Por Luciana Costa
Comunicação CFC
A Vice-Presidência de Registro do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) realizou, ao longo de 2024, importantes iniciativas que impactaram diretamente a classe contábil. Entre os destaques do ano, está a mudança da banca organizadora dos certames promovidos pelo CFC.
A contratação da Fundação Getulio Vargas (FGV) para realizar as duas edições do Exame de Suficiência trouxe grandes ganhos à qualidade da avaliação dos futuros profissionais. Na primeira edição, foi alcançado o quantitativo de 18.898 aprovados, com um índice de 47,30%.
As chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul, entre maio e julho deste ano, provocaram o adiamento do certame na região. As provas foram realizadas no estado no dia 11 de agosto de 2024, aproximadamente um mês e dez dias após a aplicação nas demais unidades federativas brasileiras. A segunda edição está em fase de apuração.
A mesma banca organizadora assumiu o Exame de Qualificação Técnica (EQT) a partir da segunda edição do certame em 2024. O resultado foi divulgado em 19 de dezembro.
Além dos exames, a área avançou em resultados relativos a outras iniciativas, como a aprovação da Resolução CFC n.º 1.246, de 2009, que permite a participação de estudantes em trabalhos auxiliares da profissão contábil. Essa iniciativa oferece aos estudantes a oportunidade de vivenciar a rotina dos escritórios contábeis desde o início do curso.
Outro marco foi a adesão ao Domicílio Eletrônico. Esse canal de comunicação seguro oferece desconto de 5% na anuidade para aderentes. Atualmente, a área contabiliza mais de 47 mil profissionais e mais de 3.600 organizações cadastradas.
Outra ação de destaque é a dirigida à carteira profissional da categoria. Após tratativas com a empresa contratada, a Vice-Presidência de Registro conquistou, em dezembro deste ano, a entrega de mais um lote de carteiras profissionais no modelo físico, atendendo a uma importante demanda da classe.
Como resultado dessas e de outras ações, a área encerra as atividades de 2024 com a expressiva quantia de mais de 533 mil profissionais registrados, exercendo legalmente a profissão e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.