Retrospectiva 2024: fomento às parcerias alavanca a atuação da Vice-Presidência de Política Institucional

Por Luciana Costa
Comunicação CFC

No ano de 2024, houve grandes avanços para a Vice-Presidência de Política Institucional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). A ampliação das parcerias institucionais já implementadas alavancou sobremaneira a atuação da Vice-Presidência e contribuiu ainda mais para a consolidação da imagem do CFC perante a sociedade.

O exemplo mais concreto desse fato foi a ampliação da parceria institucional entre o CFC e a Receita Federal do Brasil (RFB), solicitada pelo secretário especial do órgão, Robinson Sakiyama Barreirinhas, em setembro deste ano. A iniciativa resultará na criação de um grupo de trabalho permanente para a construção de regramentos e fixação de metodologias relativos aos atos da RFB.

Outra ação de relevância foi o reforço à parceria com o senador Izalci Lucas (PL-DF), que, em junho deste ano, recebeu os representantes da área para fortalecer diálogos importantes para a classe contábil. No mesmo mês, a Vice-Presidência de Política Institucional reiterou a parceria com o Sebrae, no que diz respeito ao Programa Contador Parceiro, de iniciativa das respectivas entidades.

Cabe destacar também o apoio institucional do deputado Augusto Coutinho, membro do Grupo de Trabalho da Reforma Tributária, que possibilitou o reforço do compromisso do CFC em contribuir ativamente para esse tema estratégico, com uma atuação destacada, sob a coordenação da conselheira Ângela Dantas, cuja liderança tem sido essencial nesse processo.

Além das parcerias institucionais, a área realizou ainda o assessoramento aos presidentes Fellipe Guerra e Márcio Schuch, durante as audiências públicas na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, em outubro, para debater o Projeto de Lei Complementar nº 68/2024.

Projetos

A Vice-Presidência de Política Institucional avançou em iniciativas relacionadas aos projetos desenvolvidos pela área.

O Projeto CFC Voluntário, em setembro deste ano, promoveu o fórum intitulado "Juntos Transformamos: educação financeira, solidariedade e controle para desenvolvimento social sustentável”. O evento, realizado durante o 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC), teve como objetivo despertar e incentivar o voluntariado por meio de ações individuais ou de iniciativas sociais organizadas pelo projeto.

O Projeto CFC Mulher também teve seu destaque durante o 21º CBC. Lá ocorreu o 5º Fórum Nacional da Mulher Contabilista, que reuniu mulheres consideradas notáveis, estimulou o empreendedorismo feminino e homenageou mulheres da área contábil e da vida pública pioneiras e que abriram os caminhos para que houvesse mais espaço para o universo feminino no mercado de trabalho. Durante o evento, houve o lançamento do 14º Encontro Nacional da Mulher Contabilista (ENMC), que acontecerá no período de 24 a 26 de setembro de 2025, no Centro de Convenções de Natal, na capital do Rio Grande do Norte. 

Ademais, a Comissão de Inclusão e Diversidade do CFC promoveu, durante o 21º CBC, um evento de grande relevância. O Fórum de Inclusão e Diversidade tratou sobre a importância de uma liderança inclusiva nas organizações e sobre a necessidade de eliminar barreiras para o acesso e a participação de todas as pessoas.

Ainda no 21º CBC, o Projeto CFC Jovem realizou o II Fórum Brasil de Jovens Lideranças Contábeis. O evento foi dedicado à nova geração de profissionais da Contabilidade, com foco em temas essenciais, como inovação, empreendedorismo e desenvolvimento de habilidades. Na ocasião, o projeto capitaneou a Olimpíada de Contabilidade, que reuniu 358 trabalhos apresentados, entre os quais foram selecionados 10 finalistas de cada região, entre estudantes e profissionais da contabilidade.

Os vencedores foram Vitória Caroline Flôr da Rosa Bueno, estudante da Universidade Federal de Rondônia, no campus de Vilhena, na categoria Estudantes. A outra vencedora foi a mineira, natural de Coração de Jesus, Maria Tereza Pereira Santos, na categoria Profissionais.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.