Representantes do Sistema CFC/CRCs conhecem centro de dados do Serpro, em Brasília

Por Daniel Guerra
Comunicação CFC

Foto: Anderson Riedel - Serpro

Representantes do Sistema CFC/CRCs foram recebidos, na tarde da última sexta-feira (31), por dirigentes da Empresa Nacional de Inteligência em Governo Digital e Tecnologia da Informação (Serpro), em Brasília. O encontro aconteceu como um desdobramento da reunião realizada entre o Sistema e a Receita Federal do Brasil em 12 de dezembro de 2024, onde foi debatida a necessidade de correção de inconsistências no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). Na visita, os profissionais contábeis tiveram a oportunidade de fazer uma visita guiada aos centros de dados e de operações do Serpro na capital federal.

Pelo Sistema CFC/CRCs, participaram da reunião a conselheira do CFC e coordenadora do Grupo de Estudos sobre a Reforma Tributária na autarquia, Angela Dantas; o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS) e membro do Grupo de Estudos, Márcio Schuch; e a presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG), Suely Maria Marques de Oliveira.

Já pelo Serpro, participaram a superintendente de Negócios Fazendários e do Trabalho, Elaine Kato; o superintendente de Produtos e Serviços, Eduardo Salinas; a superintendente do Serpro para negócios da Receita Federal e Comércio Exterior, Cristiane Drumond; e o gerente de Negócios, Breno Ribeiro. Pela Receita Federal do Brasil (RFB), participou da visita o auditor-fiscal Glayson Noronha, responsável pela Administração Tributária e Aduaneira da União.

A conselheira Angela Dantas, do CFC, se disse impressionada com a estrutura do Serpro em Brasília. “Essa visita nos mostrou uma empresa de tecnologia que, sem dúvidas, é extremamente preparada e capacitada para atender ao volume de dados públicos produzidos no país. Conhecemos painéis de monitoramento de acessos e atividades essenciais à Contabilidade, como o e-CAC, o Integra Contador, o Simples, o e-Social, entre outros. Foi um dia de aprendizado e que, com certeza, nos capacita ainda mais para o diálogo com a classe contábil”, disse.

Correções

A visita se deu no dia 31 de janeiro, exatamente o último do calendário para adesão ao Simples Nacional – o que favoreceu uma análise mais detalhada dos painéis de logins bem-sucedidos, tentativas de fraudes e falhas na opção ao sistema, por exemplo. Sobre esse aspecto, Angela destacou a necessidade de os profissionais da Contabilidade procurarem fazer a adesão de seus clientes e sanar eventuais pendências o quanto antes. “Em outubro do ano anterior, os contadores e contribuintes tomam conhecimento dessas situações nas três esferas: municipal, estadual e federal. Então, a recomendação é não deixar para o último dia, onde naturalmente haverá mais tráfego na rede”, observou.

Foto: Anderson Riedel - Serpro

A exemplo das conversas com a RFB, a reunião com o Serpro se deu, também, com o intuito de entender como o volume de dados processados impacta a estabilidade e a operacionalização de soluções e APIs fundamentais ao trabalho dos profissionais da Contabilidade – principalmente nas datas de maior pico de acessos.

O representante da RFB, Glayson Noronha, apontou que o contato com empresas, órgãos, autarquias e entidades é essencial para o Serpro e a Receita saberem o que realmente tem falhado. “Nada substitui essa interação, essa caminhada pela estrutura que o Serpro dispõe aqui em Brasília. Nós, da Receita, enquanto clientes que lidamos tanto com eles [Serpro] quanto com a classe contábil, podemos dizer que o processamento de dados do setor público no Brasil é algo de ponta para o mundo todo. Em qualquer processo, sempre há algo a ser melhorado, e esse relacionamento proporciona isso”, destacou.

Para a superintendente Elaine Kato, os dados mostram uma evolução na qualidade do acesso. “A melhoria contínua dos processos é essencial para impulsionar a inovação, garantir a eficiência e entregar serviços digitais cada vez mais seguros e acessíveis para a sociedade brasileira, incluindo aí os profissionais contábeis”, observou.

Estrutura

O Serpro é líder no mercado de Tecnologia da Informação (TI) para o setor público. A empresa possui presença nacional, robusta infraestrutura tecnológica e ampla experiência com os grandes sistemas da Administração Pública Federal.

O Serpro tem sede em Brasília e está presente em 11 capitais, com regionais distribuídas de acordo com as regiões fiscais do país: Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre e Florianópolis. Apesar de grande, o centro de dados de Brasília não é o maior do país, ficando atrás daquele sediado em São Paulo.

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