Por Poliana Nunes
Comunicação CFC
O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Dantas, e a diretora de Estratégias e Parcerias Globais do conselho, Elys Souza, participaram da Assembleia Geral do Comité de Integración Latino Europa - América (Cilea) como representantes do CFC. O evento foi realizado nos dias 7 e 8 de abril de 2025 em Madri, na Espanha, e teve como objetivo fomentar o intercâmbio de ideias entre líderes de diferentes áreas, bem como estabelecer iniciativas para a busca por inovações e maior integração no campo contábil.
A assembleia abordou propostas significativas, como a reintegração da Romênia ao Cilea, buscando enriquecer a cooperação global e as oportunidades de investimento. A vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Cilea, presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon) e ex-presidente do CFC, Maria Clara Cavalcante Bugarim, apresentou uma série de palestras para discutir temas como sustentabilidade, transformação digital e normas contábeis internacionais, promovendo conhecimento e constante atualização do setor.
De acordo com o presidente do CFC, Aécio Dantas, o evento configura-se, também, como uma oportunidade de ter um olhar responsável sobre a atratividade da profissão contábil, ressaltando como as novas diretrizes e a inovação estão moldando um futuro diferenciado para profissionais da área. “A modernização e a adaptabilidade são elementos-chave para atrair novos talentos, garantindo que a profissão continue a evoluir e a prosperar”, disse.
Dantas também enfatizou a importância da posição do Cilea junto ao European Financial Reporting Advisory Group (Efrag) no que diz respeito à divulgação de relatórios de sustentabilidade. Segundo ele, essa intervenção é vital para assegurar que normas internacionais incluam as perspectivas e necessidades da América Latina, promovendo transparência e responsabilidade. “Essa representatividade não apenas fortalece as empresas latino-americanas em um mercado global competitivo, mas também promove práticas de sustentabilidade que são fundamentais para o desenvolvimento econômico da região”, completou.
Durante os dois dias de assembleia, foram aprovados diversos temas, entre eles, o plano estratégico 2025/2026, que inclui melhorias na comunicação, fortalecimento de relações com outras organizações, intercâmbio de melhores práticas entre países membros e desenvolvimento profissional para contadores de pequenas e médias empresas.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.