RBC: começa no dia 15 de janeiro o recebimento de artigos para a edição especial de 2024

Por Daniel Bruce
Comunicação CFC

As submissões de artigos para a edição especial da Revista Brasileira de Contabilidade (RBC) 2024 podem ser feitas do dia 15 de janeiro até o dia 2 de maio, e os artigos devem abordar o tema: "Sustentabilidade Corporativa para 2024”. A presente chamada tem como objetivo contribuir para a disseminação da pesquisa sobre a temática no país.

Os trabalhos encaminhados para a publicação deverão ser inéditos e não poderão estar pendentes em outros veículos, impressos ou eletrônicos. São bem-vindas pesquisas empíricas – como, por exemplo, estudos que envolvem empresas públicas e privadas, entidades sem fins lucrativos ou até mesmo a sociedade em geral. 

A qualidade da pesquisa será avaliada pela relevância e por consequentes contribuições práticas no que se refere à Contabilidade, às organizações e à população. Mais informações podem ser consultadas na chamada de trabalhos divulgada pelo Conselho Editorial da RBC.

Em especial, o interesse da publicação se baseia (mas não se limita) aos seguintes temas, que devem ser desenvolvidos preferencialmente por meio de análise empírica:

1. Environmental, Social and Governance (ESG) – estratégias de ESG e desenvolvimento sustentável; estudos sobre ciclo de vida das organizações.

2. Desenvolvimento Sustentável – Desenvolvimento sustentável e responsabilidade social corporativa.

3. Avaliação da sustentabilidade corporativa – Desenvolvimento de modelos e uso de indicadores.

4. Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) – influência da participação das empresas do ISE nos resultados econômico-financeiros; análise de risco e retorno.

5. Sustentabilidade e Retorno – impactos das práticas de sustentabilidade, governança corporativa e responsabilidade social no risco e retorno dos investimentos.

6. Empresas Sustentáveis – desempenho no mercado de capitais; desempenho econômicofinanceiro; medidas de risco e retorno.

7. Investimentos Sustentáveis – análise de rentabilidade/desempenho dos fundos de investimento sustentáveis; relação entre políticas ESG e desempenho econômico-financeiro das organizações.

8. Crédito de Carbono – aspectos contábeis; implicações tributárias; reconhecimento de receitas de venda.

Para esta edição especial foi convidado um grupo de profissionais para compor o Conselho Editorial, eles serão responsáveis por avaliar e qualificar os artigos da RBC, quanto à forma e ao conteúdo. A previsão para publicação desta edição é setembro de 2024.

Os artigos deverão ser enviados, exclusivamente, para o e-mail: rbcartigos@cfc.org.br.

Leia a chamada completa e saiba mais sobre a RBC, clique aqui.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.