Edição Especial Sustentabilidade Corporativa – Regras de submissão

O Conselho Editorial da Revista Brasileira de Contabilidade (RBC) lança chamada de trabalhos sobre o tema: SUSTENTABILIDADE CORPORATIVA para 2024.

O termo sustentabilidade ou desenvolvimento sustentável surge em 1987 no Relatório Brundtland da Organização das Nações Unidas “Nosso Futuro Comum” (Our Common Future), abrigando um conjunto de paradigmas para o uso dos recursos que visam atender às necessidades humanas. No documento ficou estabelecido que se entende por desenvolvimento sustentável aquele que "satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades", considerando a sustentabilidade econômica, sociopolítica e ambiental (WECD, 1987).

O avanço e importância desta temática, foi lançado em 1999 pela Dow Jones e Sustainable Asset Management (SAM), empresa suíça gestora de recursos financeiros especializada em empresas comprometidas com a responsabilidade social e ambiental, o DJSI (Dow Jones Sustainability Index), constituindo-se no primeiro índice de sustentabilidade e considerado uma importante ferramenta de escolha pelos investidores de ações de empresas com responsabilidade social e ambiental (KRAEMER, 2003; FOWLER; HOPE, 2007).

No Brasil, em 2005, foi criado o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) na Bolsa, Brasil, Balcão (B3), para ser um indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de empresas selecionadas pelo seu reconhecido comprometimento com a sustentabilidade empresarial. Nesse sentido, apoia os investidores acerca de investimentos e orienta as empresas na adoção de melhores práticas de sustentabilidade, considerando que as práticas ESG - Ambiental, Social e de Governança Corporativa (Environmental, Social and Governance), visam contribuir para a perenidade dos negócios (ISE B3).

Estas questões ambientais, sociais e de governança (ESG) têm estado no centro das atenções nas empresas, no sentido de definir as práticas a serem adotadas e qual o desempenho e retorno esperados pela sociedade e stakeholders. Trata-se de um conjunto amplo de questões, que envolvem desde a temática relacionada com carbono até práticas trabalhistas e de corrupção, o que justifica a necessidade de criação de critérios e práticas que conduzam o papel e a responsabilidade dos negócios na direção dos fatores ambientais, sociais e de governança corporativa (IRIGARAY; STOCKER, 2022).

Diante dessa realidade, tem aumentado nos últimos anos, no campo acadêmico e no profissional, o interesse por estudos nesta área, fazendo com que a Revista Brasileira de Contabilidade (RBC) dedique uma edição especial para divulgação de artigos relacionados com ela.

Nessa linha, a presente chamada tem como objetivo contribuir para disseminar os avanços nas pesquisas sobre Sustentabilidade Corporativa que estão sendo desenvolvidas atualmente no país. São bem-vindas pesquisas empíricas, cuja qualidade será avaliada por sua relevância e contribuições práticas, tanto no âmbito da contabilidade como das organizações de uma maneira geral.

Em especial, o interesse da publicação se baseia (mas não se limita) aos seguintes temas, que devem ser desenvolvidos preferencialmente por meio de análise empírica:

1. Environmental, Social and Governance (ESG) – estratégias de ESG e desenvolvimento sustentável; estudos sobre ciclo de vida das organizações.

2. Desenvolvimento Sustentável – Desenvolvimento sustentável e responsabilidade social corporativa.

3. Avaliação da sustentabilidade corporativa – Desenvolvimento de modelos e uso de indicadores.

4. Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) – influência da participação das empresas do ISE nos resultados econômico-financeiros; análise de risco e retorno.

5. Sustentabilidade e Retorno – impactos das práticas de sustentabilidade, governança corporativa e responsabilidade social no risco e retorno dos investimentos.

6. Empresas Sustentáveis – desempenho no mercado de capitais; desempenho econômico-financeiro; medidas de risco e retorno.

7. Investimentos Sustentáveis – análise de rentabilidade/desempenho dos fundos de investimento sustentáveis; relação entre políticas ESG e desempenho econômico-financeiro das organizações.

8.  Crédito de Carbono – aspectos contábeis; implicações tributárias; reconhecimento de receitas de venda.

O prazo para a submissão de artigos inicia-se no dia 15 de janeiro de 2024 e vai até o dia 2 de maio de 2024, e a previsão para a publicação da edição especial da RBC é em setembro de 2024.

Para ler a Chamada de Trabalhos na íntegra, clique aqui

Sobre a Revista Brasileira de Contabilidade

Fundada em 1912, a Revista Brasileira de Contabilidade é a mais antiga revista técnica em contabilidade em edição no País. Ao longo da sua história, a RBC sofreu dois períodos de interrupção nas publicações, problema que deixou de existir a partir de 1971, quando o CFC assumiu a responsabilidade pela publicação da revista.

A publicação tem por objetivo valorizar o conhecimento acadêmico produzido por estudantes, professores e pesquisadores de Ciências Contábeis. As edições são bimestrais e garantem que os profissionais da contabilidade tenham acesso às mais completas e atualizadas informações científicas e técnicas do mundo contábil.

Os autores interessados em publicar seus artigos na revista devem verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados no Manual do Articulista.

Os autores devem preencher os arquivos abaixo e encaminhá-los juntamente com o  arquivo do artigo.

Declaração de Submissão de Artigo

Folha de Identificação dos Autores