Quarto painel do Conexão Contábil discute chegada da reforma tributária

Por Comunicação CFC

Fellipe, Márcio e Reynaldo - Foto: Eduardo Batista

Na manhã desta quinta-feira (4), segundo e último dia de atividades do Conexão Contábil Nacional, em Belo Horizonte (MG), o painel que abriu a programação teve como tema “Se preparando para a reforma tributária”. Os painelistas foram o presidente do CRCCE, Fellipe Guerra, e o vice-presidente da Fenacon, Reynaldo Lima Júnior. O presidente do CRCRS, Márcio Schuch, moderou a atividade.

Foto: Eduardo Batista

Em sua explanação, Fellipe Guerra contextualizou a reforma com o momento do país. “Há dois projetos de lei sobre o tema, um com 499 artigos e o outro com 197. Então estamos falando de um arcabouço técnico vasto, longe de ser simples. A reforma foi aprovada em 20 de dezembro de 2023, inclusive já produzindo efeitos em vários pontos. Mas há um período de transição em curso, pois o texto completo só estará em vigor a partir de 2033. Nesse intervalo, mudanças estão acontecendo, isso é natural”, observou Guerra.

Na sequência, Reynaldo Lima Júnior asseverou que, diante do grande volume legal, é necessário que os profissionais da contabilidade procurem se atualizar de forma perene. “Fellipe foi muito feliz com a observação de que há profissionais ainda sem saber se a reforma está em pleno vigor ou não. Inclusive há colegas perdendo uma grande oportunidade de trazer as novidades para a sua realidade, se antecipar. Estudar e conhecer o texto é fundamental”, opinou.

Foto: Eduardo Batista

O moderador, Márcio Schuch, destacou que a não cumulatividade plena prevista na reforma significa que, na prática, todas as atividades de uma empresa passarão a ter crédito.    

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.