Comunicação CFC
Com informações CRCES
Diretores e assessores jurídicos também participaram do encontro
Com uma pauta extensa, presidentes, diretores e assessores jurídicos das regiões Sul e Sudeste, reuniram-se nos dias 30 e 31 de agosto, na sede do Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo (CRCES), em Vitória (ES), com o objetivo de trocar experiências, sinalizar novos caminhos e implantar procedimentos únicos em todas os Regionais, conforme orientação do CFC e do Tribunal de Contas da União (TCU).
Ao iniciar a reunião, o presidente do CRCES, Roberto Schulze, disse que “são muitos assuntos importantes e que vão trazer soluções para todos os regionais”. Segundo ele, o Espírito Santo, mesmo sendo o menor Estado, vive as mesmas realidades dos outros Regionais, a exemplo do desafio de promover a formação de novos profissionais da contabilidade.
O processo de compras públicas, a elaboração do plano anual de compras e o orçamento para 2019 foram amplamente discutidos. A diretora Executiva do Conselho Federal (CFC), Elys Tevania Carvalho, apresentou novas propostas de governança, principalmente no que diz respeito aos procedimentos licitatórios. Segundo ela, “a ideia é implantar um novo modelo que traga maior controle nas aquisições feitas pelos Conselhos”, disse.
Os assessores jurídicos, que se reuniram separadamente, analisaram formas de blindar os Conselhos de decisões equivocadas a fim de garantirem respaldo legal a diretoria. Segundo Elys, na prática, isso significa “mitigar os riscos de fraude, corrupção, erros formais e vícios”, pontuou.
Ainda na pauta foram discutidos, entre outros assuntos, o compliance no setor público e a elaboração do plano anual de compras.
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