Por Daniel Guerra
Comunicação CFC


O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Dantas, e a diretora de Estratégias e Parcerias Globais do conselho, Elys Souza, representaram a autarquia e a contabilidade brasileira no Hybrid IFAC Chief Executives Forum [Fórum Híbrido de Chefes Executivos da IFAC], realizado nos dias 3 e 4 de abril em Amsterdã, Holanda.
O evento reuniu as principais lideranças globais do setor para discutir e desenhar caminhos de transformação que fortalecerão a profissão contábil frente aos desafios da modernidade. Com foco no engajamento de novas lideranças, na inovação contínua e na atratividade da profissão, o fórum assumiu um papel crucial em catalisar mudanças e promover crescimento sustentável.
Para o presidente Aécio, o fórum se desenvolveu em uma atmosfera de relevância transformadora. “Um riquíssimo ambiente de debate sobre o cenário e os desafios atuais da profissão contábil, com a participação de diversas organizações profissionais de Contabilidade de todo o mundo. Ou seja, é uma oportunidade de vivenciar experiências de vários países no debate de temas como sustentabilidade, atividades da profissão, liderança, entre vários outros, bem como sobre as formas que os diversos reguladores estão adotando para direcionar suas ações para o constante desenvolvimento da Contabilidade”, afirmou.
Em particular, Dantas valorizou a forma como o fórum abordou o suporte às pequenas e médias práticas (SMPs), focando em estratégias que assegurem adaptação a um ambiente global cada vez mais dinâmico.
O presidente da International Federation of Accountants [IFAC], Jean Bouquot, destacou o compromisso com a liderança inclusiva e reafirmou a importância das organizações profissionais de contadores em agregar valor e liderar iniciativas de inovação na contabilidade.
A participação do CFC reforça seu compromisso em elevar o padrão da prática contábil no Brasil e em promover impacto positivos para a classe. Além do conselho, também participaram do fórum o Instituto de Auditoria Independente do Brasil (Ibracon), representado pelo presidente Sebastian Yoshizato, e a Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), com a presidente Maria Clara Bugarim.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.