Presidente do CFC participa da IV Convenção do Amazonas

Por Andréa Rosa
Comunicação CFC

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Zulmir Breda, participou, no dia 17 de agosto, da solenidade de abertura da IV Convenção de Contabilidade do Amazonas, realizada no auditório do Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus (AM), onde proferiu a palestra magna, intitulada “Contabilidade: instrumento de transparência social e ambiental”.

Cerca de 300 pessoas prestigiaram o evento, que contou também com a presença do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto; da primeira dama e presidente do Fundo Manaus Solidária, Elizabeth Valeiko; do presidente do CRCAM Manoel Carlos de Oliveira Junior; do presidente da Academia de Ciências Contábeis do Amazonas, contador Armínio Souza; da presidente do Sindicato de Serviços Contábeis (Sescon), contadora Cleide Barreto Matheus; do Vice-Presidente de Desenvolvimento Operacional do CFC, Aécio Prado Dantas Júnior; além das presidentes dos CRCs do Pará e de Roraima, contadoras Ticiane Lima dos Santos e Palmira Leão de Souza, respectivamente.

Fundo Manaus Solidária

Durante a solenidade de abertura da convenção, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, a presidente do Fundo Manaus Solidária, Elizabeth Valeiko e o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Amazonas (CRCAM), contador Manoel Carlos de Oliveira Júnior, assinaram Termo de Cooperação Técnica que permitirá que as organizações sociais que participaram do Edital de Credenciamento do Fundo Manaus Solidária, mas não foram habilitadas em decorrência de pendências contábeis, tenham suas situações avaliadas e, caso sejam resolvidas, possam participar do Edital de Fomento que será lançado, pelo Manaus Solidária, neste segundo semestre.

Da esquerda para a direita: o prefeito Arthur Virgílio, a primeira dama Elizabeth Valeiko, o presidente do CRCAM, Manoel Júnior e o presidente do CFC, Zulmir Breda

Para a presidente do Fundo Manaus Solidária, é importante dar oportunidades para as pequenas instituições, que hoje não tem condições de participar de um edital, de se tornarem habilitadas. “Nós estamos dando todo o apoio nesse sentido e, a partir de agora, o suporte contábil virá por meio do CRC, que aceitou o nosso convite e tem dado todo o apoio necessário. É só o começo de um trabalho em conjunto que, tenho certeza, obterá muito sucesso”, disse Elizabeth Valeiko.

Palestra Magna

Ao iniciar sua palestra, o presidente do CFC registrou ser oportuna a escolha do lema “Contabilidade: instrumento de transparência social e ambiental” para balizar os debates e as palestras da Convenção de Contabilidade do Amazonas. Para ele, tratar de temas sociais e ambientais no coração da Amazônia – o pulmão do mundo – é, por si só, muito inspirador.

Breda fez questão de falar dos mais de sete mil profissionais da contabilidade registrados no estado do Amazonas, os quais merecem todo o reconhecimento da classe, pelo exemplo de dedicação e competência nos serviços prestados à sociedade amazonense, não só na capital Manaus, mas também nas mais distantes e inóspitas localidades do Brasil. Fez uma menção especial à contadora Robertha Valente, que levou 16 horas de barco para estar presente à solenidade de abertura da convenção.

Robertha Valente e Zulmir Breda

Em sua palestra, Zulmir Breda disse que os fatores que envolvem a relação entre empresa e responsabilidade social são fundamentais no que diz respeito à sua sobrevivência. Segundo ele, a cada vez mais exigente sociedade cobra das empresas e dos profissionais uma postura mais responsável na utilização e na preservação dos recursos naturais. Destacou que, na maioria das vezes, os investimentos das empresas nos campos social e ambiental são refletidos como significativos ganhos de produtividade, uma vez que essa postura transmite uma imagem positiva à sociedade, que acaba por recompensar a empresa socialmente responsável, valorizando seus produtos e serviços e, assim, garantindo a sua permanência em longo prazo no mercado.

“Quanto ao nosso papel, como profissionais da contabilidade, este se resume em assumirmos a parte que nos cabe nessa transformação de pensamentos e atitudes, fazendo uso de nosso instrumento de trabalho – as informações contábeis – para promover e incentivar as medidas de responsabilidade social e ambiental, sensibilizando e conscientizando as empresas quanto à parte que cabe a cada um como ‘agente transformador’”, afirmou Zulmir Breda.

Presidente Zulmir Breda

Ao finalizar sua palestra, o presidente do CFC ressaltou que a história, os fatos atuais e as tendências futuras mostram que a profissão contábil continuará sendo relevante para o mundo em contínua transformação. “A ética, a gestão apropriada dos recursos, o compromisso com a transparência e o registro fidedigno das transações continuarão sendo o alicerce da nossa relevante profissão na constante busca de bem servir à sociedade brasileira”, concluiu.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.