Prêmio Olivio Koliver será entregue no X Encontro Nacional de Coordenadores e Professores do Curso de CC

Por Fabrício Santos
Comunicação CFC

Brasília -  A entrega da segunda edição do Prêmio Olivio Koliver ocorrerá no dia 26 de outubro, durante o X Encontro Nacional de Coordenadores e Professores do Curso de Ciências Contábeis, em Belo Horizonte (MG), evento que será realizado nos dias 26 e 27.

Nesta edição, os autores Juliano Augusto Orsi Araújo, Cláudio Parisi, Aldy Fernandes da Silva e Wilson Toshiro Nakamura serão premiados pela autoria do artigo “Remuneração de executivos e desempenho das companhias abertas brasileiras: uma visão empírica após a publicação da Instrução Normativa CVM  n.º 480”, publicado na edição nº 209 (setembro-outubro de 2013) da Revista Brasileira de Contabilidade.

O Prêmio Olivio Koliver tem o objetivo de fomentar a produção e a disseminação do conhecimento em Contabilidade. Para a coordenadora do Conselho Editorial da RBC e da comissão instituída pelo CFC para a realização do Prêmio, Jacqueline Veneroso, a expectativa em relação à submissão de artigos para a revista é bastante positiva em decorrência do Prêmio Olivio Koliver. “Esperamos que a qualidade dos trabalhos aumente, a cada edição, mediante o incentivo e o reconhecimento aos autores”, afirma a coordenadora.

A banca examinadora dos artigos selecionados ao Prêmio é composta por cinco membros: Jaqueline Veneroso e José Elias Feres de Almeida, do Conselho Editorial da RBC;  Romualdo Douglas Colauto e Vera Maria Rodrigues Pontes, editores adjuntos da REPeC;  e Fábio Moraes da Costa, indicado pela Presidência do CFC. A banca examinadora avalia os artigos que são previamente selecionados pelo Conselho Editorial da RBC.

Quem foi Olivio Koliver

Considerado um dos grandes profissionais da Contabilidade, Olivio Koliver nasceu em Porto Alegre (RS), em 1937. Sua trajetória tanto na Contabilidade como em outras áreas do conhecimento o transformaram em um profissional requisitado por grandes empresas.

No cenário contábil, Koliver prestou serviço à classe como presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul por quatro gestões. Foi vice-presidente Técnico do CFC e colaborador do Grupo de Normas Brasileiras de Contabilidade. Atuou no Sindicato dos Contabilistas de Porto Alegre e no Instituto dos Auditores Independes do Brasil (Ibracon-6ª Região).

Representou a classe contábil como membro do Comitê de Investigação Contábil da Associação Interamericana de Contabilidade (AIC); da subcomissão de contabilidade do Grupo de Integração do Mercosul, em Contabilidade, Economia e Administração (Gimcea); do Education Committee da International Federation of Accountants; além de receber condecorações nacionais e internacionais pelo seu trabalho na área.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.