Por Poliana Nunes
Comunicação CFC
“O Conselho Federal de Contabilidade é visto como uma autarquia-modelo de governança. A nossa meta é fazer com que os Conselhos Regionais possam também assumir esse modelo em seus estados”, informou o vice-presidente de Governança e Gestão Estratégica do CFC, contador Joaquim de Alencar Bezerra Filho, durante o Seminário de Gestão, Planejamento Estratégico, Governança e Diretrizes Gerais do Sistema Contábil. O evento, promovido pelo CFC na tarde desta terça-feira (20), tem como objetivo capacitar e realizar o alinhamento estratégico de presidentes e conselheiros do Sistema CFC/CRCs.
Joaquim de Alencar foi um dos palestrantes do Seminário e abordou o tema Governança e Compliance no Sistema CFC/CRCs. De acordo com o contador, a prática de governança é uma decisão de gestão. “O que propomos é que, com práticas de governança bem aplicadas e orientadas, nós possamos elevar a nossa capacidade de entrega, alinhada com a expectativa dos nossos profissionais da contabilidade”, disse.
A governança é associada a três regras básicas: liderança, estratégia e controle. No Sistema CFC/CRCs, a governança está estruturada com práticas como conduta, plano de contratação anual, gestão de riscos, plano de desenvolvimento de líderes, entre outros. Compliance, por sua vez, é o conjunto de regras, ações e valores que a empresa possui para estar em conformidade com as leis, envolvendo tanto os colaboradores quanto os fornecedores que trabalham com a instituição.
Para que o modelo de governança seja difundido nos Conselhos Regionais, o contador Joaquim de Alencar informou que a vice-presidência de Governança e Gestão Estratégica não medirá esforços para capacitar os agentes responsáveis pela execução das práticas de governança nos CRCs, pois “uma instituição que tem uma governança muito bem definida torna-se eficiente e eficaz em sua entrega”.
O Seminário de Gestão, Planejamento Estratégico, Governança e Diretrizes Gerais do Sistema Contábil, promovido pelo CFC, ocorre até o dia 21 de fevereiro, no Instituto Serzedello Corrêa (ISC). Para conferir na íntegra a palestra do vice-presidente Joaquim de Alencar Bezerra Filho, acesse aqui.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.