Pioneiras do movimento das mulheres na contabilidade participam do XIII Encontro Nacional da Mulher Contabilista

Evento será realizado entre 20 e 22 de setembro, em Manaus

Por Agência Apex
Comunicação CFC

Para celebrar a trajetória das mulheres da contabilidade, como propõe o lema do XIII Encontro Nacional da Mulher Contabilista – “A nossa trajetória é o nosso sucesso” –, quem comparecer ao evento, entre 20 e 22 de setembro, em Manaus (AM), poderá não apenas comemorar os avanços obtidos nos últimos 32 anos desde o primeiro encontro voltado para as profissionais da área, como também conhecer pessoalmente algumas das responsáveis por iniciar o movimento das mulheres contabilistas.

As contadoras Maria Constança Carneiro Galvão e Vitória Maria da Silva, ex-presidentes dos Conselhos Regionais de Contabilidade da Bahia e do Rio de Janeiro, respectivamente, e duas das cinco pioneiras do projeto Mulher Contabilista, assim como a contadora e ex-presidente do Conselho Regional do Alagoas Maria Clara Bugarim, que participa ativamente do movimento desde o terceiro encontro, vão marcar presença no evento para acompanhar as discussões sobre o espaço da mulher na profissão e também sobre os temas da contabilidade.

“No primeiro encontro, éramos cinco pioneiras. Começamos a militar para multiplicar essas mulheres profissionais e, hoje, temos muitas mulheres contabilistas. Isso dá uma felicidade imensa e a certeza de que estamos fazendo o melhor pela classe”, avalia Maria Constança, que hoje é vice-presidente do Conselho Curador da Fundação Brasileira de Contabilidade e foi a primeira mulher a ocupar a presidência do CRCBA e do Instituto de Auditores Independentes do Brasil 9ª Região – Bahia. “Precisamos mostrar que viemos trabalhar junto com os homens e que também queremos espaço de poder.”

Maria Clara também percebe que houve uma mudança dentro da profissão, mas considera que o evento e o movimento das mulheres contabilistas se mantêm necessários e relevantes, porque as diferenças de gênero no mundo persistem. “Em nível nacional e global, ainda existem todos os problemas crônicos em relação às diferenças de gênero. É algo tão antigo, mas que persiste. Por isso, nosso compromisso é criar oportunidades para outras mulheres, formar multiplicadoras e fomentar o empreendedorismo”, afirma. 

“É de suma importância que continuemos fazendo nossos encontros”, concorda Vitória. “É neles que discutimos temas ligados à profissão e temas relevantes ligados a outros assuntos, como a questão da sustentabilidade, para manter as mulheres contabilistas atualizadas e conscientes do espaço que ocupam.”

XIII Encontro

O XIII Encontro Nacional da Mulher Contabilista será realizado no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, e terá como uma de suas principais discussões a que relaciona gênero e sustentabilidade: a empresária e CEO da RM Consulting, Rachel Maia, vai falar sobre "Equidade e Diversidade como pilares da Sustentabilidade ESG". Sustentabilidade, tecnologias, equidade de gênero são alguns dos temas que estarão em debate ao longo do evento. 

Como presidente da Abracicon, Maria Clara Bugarim vai participar da mesa "Novas diretrizes curriculares do curso de Ciências Contábeis: desafios da implementação". Representando o Conselho Federal de Contabilidade, autarquia na qual é vice-presidente de Controle Interno, Vitória Maria da Silva, vai moderar a conversa com tema “A implantação das Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas à sustentabilidade”. O evento vai contar ainda com uma experiência cultural que vai permitir às participantes conhecer melhor as tradições locais: uma apresentação do Boi de Parintins.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.