Penúltima palestra do 21° Congresso Brasileiro de Contabilidade levou participantes a refletirem sobre a necessidade do diálogo
Por Monik Helen
Comunicação CRCTO
Refletir como a habilidade de pensar criticamente pode incentivar a inovação e adaptabilidade nas organizações. Com esse objetivo foi realizada, na tarde desta quarta-feira, 11, no auditório central do Expocentro Balneário Camboriú, a palestra “Pensamento crítico na era da (des) informação”.
O doutor em Filosofia e mestre em Ciências Políticas com pós-doutorado pela Universidade de Columbia, em Nova Iorque, Fernando Schuler, conduziu o momento definindo primeiramente o que é pensamento crítico.
“É um tipo de atitude, um conjunto de técnicas, uma maneira de pensar de forma lógica. Mas, é necessário esclarecer que ninguém exercerá a capacidade crítica se não estiver motivado para isso, se você não tiver motivação não vai buscar uma solução. Quem não dá tempo da aprendizagem não desenvolve a capacidade de crítica. Apostar no diálogo é um ganho cooperativo, sem isso, não se tem um processo positivo”, ressaltou.
O palestrante enfatizou ainda sobre os efeitos mais impactantes da era digital. “Estamos mais conectados, mas solitários. O número de pessoas depressivas e ansiosas por isso é imenso. Vamos precisar aprender a desligar dessa quantidade de informações exageradas que temos. Isso é um grande problema da nossa época. O brasileiro perde quatro horas no dia por causa da rede social, isso é uma fonte de infelicidade, angústia, sendo um tema que deveria ser analisado e estudado”, disse.
Fernando Schuler completou destacando como a internet é um espaço de baixa empatia. “A empatia humana se dá pelo olhar, mas como eu não enxergo ninguém, não vejo a história do outro, isso leva a uma grande raiva. O mundo virtual está crescendo e se tornando maior do que o mundo real, é um mundo complicado”, disse.
Os participantes foram provocados a construírem o diálogo. “A gente só evolui para um pensamento crítico se estarmos dispostos a ouvir as pessoas que pensam diferentes de nós. Precisamos preservar isso, essa atitude nos leva a crescer como seres humanos”, finalizou.
O CBC
O maior evento contábil da América Latina acontece a cada quatro anos e tem a finalidade de capacitar a classe contábil, promover o debate de temas atuais e estratégicos para a Contabilidade e proporcionar um ambiente de troca de experiências.
O 21° CBC contou com 48 painéis, 9 palestras, 22 fóruns e a apresentação de 136 trabalhos, entre produções técnicas e científicas. A programação ainda inclui Exposição Literária, Feira de Negócios e agenda cultural.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.