
Por Gabriela Cavalcante
Comunicação CRCRN
A tecnologia ganhou protagonismo no 14º Encontro Nacional da Mulher Contabilista (ENMC) com o painel “IA reescrevendo o futuro da contabilidade”, que marcou o lançamento oficial do curso “IA para Contadores e Profissionais de Finanças”. Fruto de uma parceria com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o curso foi apresentado, no segundo dia do ENMC, pelo especialista Luís Guedes, pós-doutor em Inteligência Artificial, doutor em Inovação pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA/USP) e com passagens por grandes empresas de tecnologia.
Com mais de 25 anos de experiência executiva e docente, Guedes apresentou ao público reflexões sobre como a inteligência artificial (IA) se tornou uma ferramenta indispensável para a Contabilidade, uma profissão que lida diariamente com volumes massivos de dados e exige análise rápida, precisa e organizada.
O palestrante acrescentou que o tema é um importante instrumento de trabalho para os contadores. “A minha expectativa foi provocar uma pulguinha atrás da orelha, para mostrar que o futuro não é mais o que era antigamente. É necessário um upgrade nas competências, principalmente em literacia digital. Isso não porque é bonito, mas porque é necessário para fazer mais rápido, alcançar mais clientes com menos esforço e menos erro”, destacou Guedes.
Durante a palestra, o especialista reforçou que a Contabilidade é uma área naturalmente vocacionada para a aplicação da IA, já que sua matéria-prima são os dados. “Aprender a manuseá-los na velocidade da luz, que é o que a IA faz, é uma necessidade central. Procurei transmitir essa ideia e, ao final, apresentei o curso, que nos enche de orgulho e que esperamos que seja um sucesso de público”, completou.
O 14º ENMC acontece no Centro de Convenções de Natal, na Via Costeira, de 24 a 26 de setembro. Saiba mais no portal: www.14enmc.com.br
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.