Por Gabriela Cavalcante
Comunicação CRCRN
O último dia do 14º Encontro Nacional da Mulher Contabilista (ENMC) foi marcado por um debate sobre diversidade, inclusão e futuro da tecnologia. O painel “Diversidade como Código-Fonte da Inovação: Tecnologia para um Futuro Inclusivo” destacou como a pluralidade de perspectivas, especialmente a neurodiversidade, pode ser decisiva para impulsionar a criatividade e o avanço coletivo.
A palestra foi conduzida pela contadora, integrante da Comissão Nacional da Mulher Contabilista e membro da ACADERNCIC, Radna Rocha. A mediação foi realizada pelo presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Norte (CRCRN), Anailson Gomes.
Para Radna, a diversidade deixou de ser apenas uma pauta social para se tornar uma estratégia de inovação indispensável.“Quando preparamos um ambiente imersivo, colaborativo, uma cultura participativa e trazemos essa diversidade para dentro das organizações, é inevitável a inovação. E ela vai surgindo nas pequenas coisas, desde processos do dia a dia até grandes soluções que revolucionam a empresa e o resultado dos clientes”, afirmou.
O presidente Anailson Gomes concordou e pontuou que diversidade é mais do que ter pessoas diferentes nos locais. “Não é somente sobre cotas, é sobre como todas as pessoas daquele ambiente conseguem contribuir com seu melhor, do seu jeito, trabalhando para chegar a um lugar comum”, disse.
O público reagiu com entusiasmo às provocações, reforçando que diversidade e tecnologia, quando aliadas, são caminhos para construir uma sociedade mais justa, criativa e inovadora.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.