XII ENCPCCC: Painel discute sobre a transformação digital no ensino superior e apresenta pesquisa

Por Maristela Girotto
Comunicação CFC

O primeiro painel do XII Encontro Nacional de Coordenadores e Professores do Curso de Ciências Contábeis (ENCPCCC), realizado na tarde nesta terça-feira (29), discutiu sobre o processo atual de transformação digital no ensino superior, com análise do desafio que isso representa para os professores, alunos e para as Instituições de Ensino Superior (IES). Além disso, o grupo de docentes convidado para abordar o tema apresentou os resultados de uma pesquisa sobre a fase atual da mudança digital, no meio acadêmico, diante da pandemia de Covid-19.

O XII ENCPCCC está sendo realizado nesta terça (29) e quarta-feira (30), de forma on-line, com organização conjunta do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon) e com o apoio dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) e Academias Regionais de Ciências Contábeis.

Transformação Digital

O painel, moderado pelo conselheiro do CFC e coordenador-adjunto da Comissão de Educação do Conselho, Elias Dib Caddah Neto, contou com apresentações dos professores Edgard Bruno Cornacchione Júnior, presidente do Conselho do Núcleo Technology & Business Edge da Universidade de São Paulo (USP); Cacilda Andrade, coordenadora do curso de Ciências Contábeis na modalidade a distância (EaD) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); e Eduardo Mendes Nascimento, pesquisador e professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O trabalho de pesquisa realizado pelo grupo também contou com auxílio de Marcelo Cunha de Souza, pesquisador e professor da Fipecafi.

Caddah Neto apresentou os painelistas e explicou que o tema do painel seria contextualizado, pelos professores, com base nos resultados obtidos por pesquisa recente, lançada conjuntamente com a divulgação do XII ENCPCCC, visando recolher dados para se avaliar fatos, percepções e expectativas da comunidade contábil quanto ao processo de transformação digital sob a influência da pandemia.

Dessa forma, informações sobre sentimentos e percepções a respeito das mudanças no processo atual de ensino-aprendizagem foram computadas a partir 835 formulários recebidos. “As evidências que encontramos com esta pesquisa podem não apenas explicar o que temos vivido no ambiente acadêmico, mas também orientar caminhos para ações futuras”, afirmou Cornacchione.

Parabenizando as entidades organizadoras do XII ENCPCCC pela realização do evento on-line, o professor da USP explicou que a proposta recebida pelo grupo do painel foi ouvir a comunidade contábil, primeiramente, para depois fazer a análise dos dados e apresentá-los no evento. “Aceitamos o desafio de fazer algo diferente e a experiência foi positiva”, disse, destacando a grande participação dos professores, alunos e demais profissionais na pesquisa.

“Nesta pandemia, o ensino superior em Ciências Contábeis se mostrou maduro para promover as mudanças necessárias às condições impostas pela pandemia. Não é exagero dizer que estudantes e professores têm sido heróis pela adaptação e preservação do ensino-aprendizagem”, avaliou Cornacchione.

A pesquisa

A pesquisa contou com 835 respondentes, sendo 56% do sexo masculino e 44% do feminino. A principal faixa etária dos participantes foi de 41 a 49 anos.

Houve participação de todas as unidades da Federação na pesquisa, mas Rio Grande do Sul, São Paulo e Paraná foram os estados com maior número de pessoas que responderam ao questionário.

Quanto à atuação profissional, 63% atuam prioritariamente como docentes. Entre os 528 docentes participantes, 57% se declaram homens e 43% mulheres.

Entre esses docentes, 92% deles ministravam aulas presenciais antes da pandemia; e 8% atuavam na modalidade de ensino a distância.

Entre vários outros pontos, a pesquisa contou também com questões descritivas, como, por exemplo, “Situação profissional frente à pandemia” e “Em uma palavra, defina o seu sentimento quanto à Covid - 19?”. As respostas a essas perguntas foram apresentadas como “nuvens de palavras”, com destaques para as mais citadas. Os professores Cacilda Andrade e Eduardo Mendes Nascimento fizeram comentários sobre essas questões.

A pesquisa completa será divulgada pela Abracicon nas próximas semanas.

Gravação do evento

Para quem não pôde assistir ao vivo à programação desta terça-feira (29) do XI ENCPCCC, a gravação completa da transmissão do evento pelo canal da Abracicon no YouTube está disponível AQUI.

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