Por Luciana Melo Costa
Comunicação CFC
As discussões do Conexão Contábil, edição Sul, encerraram-se na tarde de quarta-feira (31/8) com o painel “Inovação e Empreendedorismo com foco em resultado”. Na ocasião, o tema foi apresentado por Valdir Novaki, o conhecido Pipoqueiro Valdir, cuja gestão na comercialização de pipoca se tornou um case de sucesso por todo o país.
Valdir Novak, que já foi boia-fria e lavador de carros, atualmente dá palestra para executivos e profissionais de empresas como Microsoft, Santander, Odebrecht, Toyota, Boticário, entre muitas outras, mas continua a atender aos seus fregueses na Praça Tiradentes, no centro de Curitiba (PR). E o que levou um pipoqueiro a se destacar de forma tão excepcional na gestão de uma atividade tão simples? A plateia identifica a resposta já nos primeiros minutos de palestra: visão, foco e uma brilhante capacidade de se comunicar com seu público.
O pipoqueiro contou que, antes de iniciar as vendas, realizou uma pesquisa de mercado para conhecer o nicho e identificar os diferenciais que poderia ofertar ao público para se destacar entre os mais de 50 ambulantes que exercem essa mesma atividade na Praça Tiradentes. Como resultado, Valdir passou a priorizar a qualidade dos produtos (grão de milho que não solta casca, por exemplo), o asseio (dos instrumentos, do carrinho de pipoca e dos uniformes) e o atendimento diferenciado.
Sobre este último tópico, o pipoqueiro desenvolveu também estratégias de atendimento ao público, que proporcionam uma experiência inédita na compra do produto. Valdir oferece aos seus fregueses, como ele gosta de chamar, higienização das mãos; um kit higiene composto por guardanapo, fio dental e bala de hortelã; degustação dos produtos; wi-fi gratuito; TV; e, principalmente, um sorriso estampado no rosto, olho no olho e um bom papo.
A receita é certa. Valdir já possui uma “carteira de clientes” fidelizados. “O cliente para mim só é interessante até a segunda vez. Se não for para torná-lo freguês, não me interessa, pois quero que todos os dias ele compre pipoca comigo”, afirma.
Além dessas e de muitas outras estratégias, o pipoqueiro investe muito em inovação. Em seu carrinho, ele possui placa de energia solar, que dispensa a necessidade de empurrar a estação de trabalho nos deslocamentos, gera energia para os demais equipamentos e contribui com o meio ambiente, conforme destaca o empreendedor. Além disso, carrinho possui também lâmpadas LED, em substituição ao antigo lampião.
Valdir também oferece aos fregueses variadas formas de pagamento (crédito, débito e PIX) e já estuda inserir na forma de pagamento em criptoativos, como Bitcoins. O pipoqueiro não descuida do social. Ele também realiza ações voluntárias, ao disponibilizar seu serviço gratuitamente em eventos realizados em asilos, escolas, creches, entre outros.
A visão de Valdir surpreendeu a todos. O pipoqueiro ressaltou ainda que o segredo de empreender está no foco. Valdir deixou ainda um grande ensinamento, que pode ser aplicado a todos os formatos de negócios: “O trabalho pode até ser simples, mas tem que ser completo”.
O painel foi moderado pelo vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Nacional de Contabilidade, José Donizete Valentina, e contou também com a participação do presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Laudelino Jochem.
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