Relatório divulgado pelo setor mostra agilidade e qualidade na prestação de serviços aos usuários que buscam apoio do Sistema CFC/CRCs
Por Luis Fernando Souza / Estagiário sob supervisão
O ano de 2022 foi de muito trabalho, e o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), seguindo a premissa de zelar pela ética e pela qualidade na prestação dos serviços e visando dar transparência no atendimento e nas atividades prestadas ao usuário, elaborou o Relatório de Gestão da Ouvidoria do CFC 2022.
Estar em conformidade com a classe contábil e a sociedade é prioridade do CFC. Para isso, a instituição conta com o setor de Ouvidoria, que, em 2022, recebeu 2.275 manifestações relacionadas aos mais variados temas, sendo todas elas respondidas, o que demonstra que uma eficácia de 100% no que se refere ao serviço prestado. Todo o trabalho do setor segue as diretrizes da Lei nº 13.460, de 26 de junho de 2017 e da Resolução CFC nº 1.544, de 16 de agosto de 2018.
Para alcançar esse resultado, a instituição, promoveu e formalizou, durante o referido ano, o treinamento dos funcionários que atuam com as atividades de Ouvidoria, com o intuito de agregar conhecimento. Ao total foram 13 capacitações e 545 horas de qualificação.
Os treinamentos foram importantes para lidar com as manifestações do público de diversas regiões do país, como profissionais da contabilidade, organizações, estudantes, entre outros. Além de facilitar a relação entre o cidadão e a instituição, a Ouvidoria coleta informações essenciais para o encaminhamento e acompanhamento das demandas, com o objetivo de solucionar o problema apresentado.
Vale destacar que a Ouvidoria disponibiliza, mensalmente, informações ao público interno (colaboradores) e externo (sociedade) referentes a suas atividades e trabalha para que toda manifestação seja respondida o mais breve possível. O tempo de retorno, em 2022, foi de 2 a 11 dias, e 57% dos cidadãos avaliaram o atendimento do setor como “ótimo” e “bom”.
Para mais informações, acesse o Relatório de Gestão da Ouvidoria do CFC 2022. Clique aqui.
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