Nova diretoria da Febrapam toma posse

Por Maristela Girotto
Comunicação CFC

A Diretoria da Federação Brasileira das Associações de Peritos, Árbitros, Mediadores e Conciliadores (Febrapam), para o biênio 2016/2017, tomou posse em solenidade nesta quinta-feira (19), em Brasília-DF. A conselheira que representa o Distrito Federal no Plenário do CFC, Sandra Maria Batista, é a presidente da entidade.

A cerimônia contou com a presença de vários peritos e de autoridades representantes de órgãos como o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), a Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), a Fenacon, o Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal, o Instituto de Fiscalização e Controle (IFC), o Sindiconta/DF, a Comissão e Arbitragem da OAB/DF, o Conselho Regional de Economia do DF, a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), Instituições de Ensino Superior (IES) e associações de peritos. O Sistema CFC/CRCs foi representado por conselheiros e pelo presidente do Conselho Federal de Contabilidade, José Martonio Alves Coelho, e por presidentes e conselheiros de Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs).

Martonio Coelho parabenizou os membros da diretoria da Febrapam, “como presidente do CFC e como profissional da contabilidade que atua na área de perícia”. Ele colocou o CFC à disposição para contribuir com a Federação, visando ao fortalecimento da perícia contábil no País. Ainda, citou o trabalho que o Conselho Federal vem desenvolvendo nesse sentido, com a criação, em 2016, do Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CNPC) e a apresentação de contribuições ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O ato de posse contou também com as presenças da subsecretária de Contabilidade Pública da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Gildenora Milhomen; da presidente da Abracicon, Maria Clara Bugarim; do conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), José Norberto Lopes Campelo; do desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Antônio Souza Prudente, e do juiz assistente da Corregedoria, Luís Martins Holanda Bezerra Júnior, representando o corregedor do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), desembargador Cruz Macedo.

O conselheiro do CNJ e o desembargador participaram, em evento anterior à posse da Febrapam, também no auditório do CFC, do projeto Quintas do Saber, que discutiu o papel da perícia no novo Código do Processo Civil.

Metas da gestão

Instituída há 16 anos, a Federação surgiu da necessidade de se agrupar as associações estabelecidas nos Estados e fortalecer as entidades regionais por meio de uma representação nacional. “Atualmente, a Febrapam conta com oito associações em seu quadro”, afirma a presidente, informando que uma das principais metas da gestão 2016/2017 será aumentar o quadro de associados da Federação.

Em discurso, Sandra Batista citou que outros desafios, nesse sentido, “são contribuir para a ampliação do número de membros das associações estaduais e dar suporte e fomento para a criação de entidades nas unidades federativas em que ainda não estão instituídas”.

A presidente explica que a Febrapam pretende fornecer fomento às associações por meio de três ações: realizar debates técnicos nas áreas de especialidades da perícia; manter relacionamento institucional mais próximo com os poderes constituídos, especialmente o Judiciário, “em função do ambiente atual propício, motivado pela entrada em vigor do novo Código de Processo Civil (CPC), em 18 de março passado”; e manter a integração das entidades associadas, visando à uniformização de entendimentos e o fortalecimento de pleitos coletivos.

Ainda de acordo com Sandra Batista, o interesse coletivo das associações regionais estará em evidência em todas as ações. Uma amostra disso, ela acrescenta, é a composição da diretoria da Febrapam, que possui representantes das nove unidades federativas: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe. “Vamos trabalhar com o espírito de equilíbrio entre o conservadorismo e a renovação”, destaca.

A busca por apoio dos conselhos de profissões regulamentadas e das associações locais também está na agenda de prioridades da nova diretoria. “Nesse momento, em que estamos assumindo a gestão para os próximos dois anos, devemos reconhecer a grande importância do apoio recebido por parte do Conselho Federal de Contabilidade e da Academia Brasileira de Ciências Contábeis. Fruto desse apoio inicial, contribuímos com o evento Quintas do Saber e recebemos todo o apoio para a realização da nossa solenidade de posse. Esperamos contar, cada vez mais, com esse estreitamento de relações e firmar parcerias em prol dos peritos”, diz Sandra Batista.

A presidente também anunciou que, além dos eventos regionais que serão organizados para os próximos meses, já foi constituída uma comissão, composta por membros das associações dos estados do Centro-Oeste e do Norte, para trabalhar na realização do 6º Congresso Nacional de Perícia, que ocorrerá em Goiânia, em novembro de 2017.

Diretoria

A Diretoria da Febrapam para o biênio 2016/2017 é composta pelos seguintes membros:

Presidente: Sandra Maria Batista (DF)

Vice-Presidência Administrativa:

1º Vice: Valdeci Ribeiro da Silva (GO)

2º Vice: Jarbas Barsanti Ribeiro (RJ)

Vice-Presidência Financeira:

1º Vice: João Luis Aguiar (GO)

2º Vice: Edimar Miguel (DF)

Vice- Presidência de Cultura Profissional:

1º Vice: Lilian Prado Caldeira (MG)

2º Vice: Pascoal Rizzi Nadeo (SP)

Vice- Presidência de Integração Social:

1º Vice: Silvia Mara L. Cavalcante (MT)

2º Vice: José Valter de Sá Santos (SE)

Secretários:

1º Secretário: Carlos Roberto Galli (SP)

2º Secretário: Nina Verônica do Canto Santos ( RJ)

Conselho Consultivo:

Presidente: Silvio Lopes Carvalho (SP)

1º Vice: Gilberto Dantas de Araujo (DF)

2º Vice: Almir da Silva Mota (SP)

1º Secretário: José Heriberto Costa (RJ)

2º Secretário: Rafael Surjus Zemuner (PR)

Conselho Fiscal:

Presidente: José Vanderlei Masson dos Santos (SP)

Suplente: Irineu de Mula (SP)

Conselheiros Efetivos: Dorival Lasso Ortega (SP), Geraldo José M. de Almeida Braga (PE), Glaura Malheiro Vidal Trindade (MG) e Sergio Henrique Miranda de Souza (PR).

Conselheiros Suplentes: Julio César Carlos (GO), Pedro Alves (DF), Sebastião Edison Cinelli (SP) e Sergio Prado de Mello (SP).

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.