Necessidades e tendências na especialização da profissão contábil é tema de painel do evento Conexão Contábil

Por Luciana Melo Costa
Comunicação CFC

Em continuidade às apresentações do Conexão Contábil, edição Sul, realizadas na tarde desta terça-feira (30), os palestrantes do painel “Necessidades e tendências na especialização da profissão contábil”debateram a capacitação e o aprimoramento dos profissionais da área. Para os painelistas, a evolução de procedimentos e rotinas laborais da contabilidade, impulsionada pelo avanço tecnológico, passou a exigir desse tipo de trabalhador um novo perfil profissional necessário à execução das atividades.

Ao tratar do tema, a presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), Marisa Luciana Schvabe de Morais, lembrou ainda que a especialização do profissional é realizada por meio de capacitação e aprimoramento, que necessariamente perpassam por questões de ordem técnica e relacionadas às competências – integradas pelas vertentes do conhecimento (o saber), das habilidades (o saber fazer) e da atitude (o desejar fazer).

Para corroborar essa afirmação, a presidente do CRCSC fez uma explanação sobre como a especialização do trabalhador – não somente da área contábil, mas também das demais profissões – tem sido percebida no mundo todo. Para isso, a painelista apresentou pesquisas realizadas em âmbito mundial, entre os anos de 2020 e 2021, que definem esse novo perfil.

Os resultados confirmam que, entre outras coisas, como muitas atividades operacionais serão substituídas pela tecnologia, as competências comportamentais e de relacionamento serão muito valorizadas, conforme destaca a pesquisa denominada The Future of Job Report, apresentada, em outubro de 2020, no Fórum Econômico Mundial.

Essa mesma pesquisa ressalta ainda que, entre as habilidades mais buscadas pelo mercado de trabalho, estão o pensamento crítico e analítico, a resolução de problemas e as habilidades de autogestão, como aprendizado ativo, resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade.

Para Marisa Luciana, cabe aos profissionais aprimorar suas habilidades e conciliá-las ao conhecimento técnico, que tem evoluído constantemente, de forma muito rápida. Para isso, de acordo com a presidente, a educação continuada na especialização do profissional assume grande importância. Sendo assim, essa exigência deve ser estendida a toda a categoria contábil, segundo Marisa Luciana – não de forma obrigatória, mas por adesão voluntária, como forma de melhorar o aprimoramento técnico dos profissionais de contabilidade.

O segundo palestrante do painel, o diretor-presidente da Associação Nacional de Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (Anpcont), Edilson Paulo, reiterou a relevância da combinação das aptidões técnicas e comportamentais e iniciou sua apresentação destacando um passo a passo necessário ao desenvolvimento desse perfil profissional desejado.

O diretor-presidente pontuou a importância de se conhecer bem a profissão, lembrando ao público que a atuação do profissional da categoria influencia a tomada de decisão de gestores. Edilson afirmou ainda que esse conhecimento é também necessário pelo fato de que atuação contábil exige um constante julgamento para a alocação correta dos recursos, uma vez que as relações financeiras estão cada vez mais complexas.

Ainda de acordo com o painelista, o profissional também deve decidir em que área atuar, mas sem perder o foco em manter-se antenado às mudanças gerais na profissão. Edilson Paulo alerta que o foco único na especialização incorre em obsolescência mais rápida, uma vez que a atualização dos assuntos e processos está cada dia mais célere.

Edilson Paulo encerrou sua apresentação ressaltando a importância de equilibrar as diversas habilidades e conhecimentos para alcançar uma atuação profissional mais produtiva e condizente com as exigências do mercado de trabalho.

O painel foi moderado pelo vice-presidente de Política Institucional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Manoel Carlos de Oliveira Júnior. Na oportunidade, Manoel Júnior lembrou que a pandemia foi um potente catalizador do avanço tecnológico e que essa realidade imposta deve ser aproveitada pelos profissionais de contabilidade.

A íntegra dos debates pode ser acessada no canal do CFC no YouTube. 

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.