Por Fabrício Santos
Comunicação CFC
A primeira exposição do ano será aberta no dia 4 maio em Alagoas
Brasília – O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e a Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), com o apoio dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), retomam, neste ano, com a exposição “Contabilidade – Um Balanço da História”. A exposição itinerante visa contextualizar a profissão desde os primórdios da humanidade, destacando a escalada evolutiva do ‘fazer contábil’, partindo os artefatos antigos até os avanços tecnológicos do mundo contemporâneo.
Segundo a presidente da Abracicon, Maria Clara Cavalcante Bugarim, a exposição, que percorrerá alguns estados, retrata a história da contabilidade brasileira. “O nosso acervo é um dos mais completos do Brasil”, argumenta Maria Clara.
Na mostra, os profissionais da contabilidade podem conhecer originais de importantes documentos, mobiliário antigo, instrumentos, máquinas e outros objetos que contextualizam a profissão na história do Brasil. “Espera-se reunir, nas cidades por onde passará o Museu, o maior número possível de visitantes”, afirma a presidente da Abracicon.
A primeira exposição do ano ocorrerá de 4 maio a 15 de junho de 2016, em Maceió. Alguns estados do Nordeste – que serão informados posteriormente – também receberão a visita do museu. Outra data confirmada da exposição será durante o 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade, que ocorrerá de 11 a 14 de setembro de 2016, em Fortaleza (CE).
Para relembrar
A viagem exposição “Contabilidade – Um Balanço da História” começou por Fortaleza (CE), em agosto de 2011, sendo inaugurada durante a realização do VI Encontro Nacional de Coordenadores de Cursos de Ciências Contábeis, no espaço cultural da Universidade de Fortaleza (Unifor).
O museu já visitou os estados do Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Minhas Gerais, Rio Grande do Sul, Pará, Amapá, Rondônia, Roraima, Acre e Amazonas. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail museu@cfc.org.br
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.