Multiplicadores capacitados pelo CFC dão continuidade à estratégia de implementação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais

Por Gabriella Avila
Comunicação CFC

O processo de implementação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) segue a todo vapor. A etapa atual envolve a atuação de multiplicadores de todas as regiões do Brasil junto às Instituições de Ensino (IEs) locais, de forma a difundir as informações sobre as DCNs e as estratégias de implementação delas nas ementas e currículos dos cursos de Ciências Contábeis. Estes multiplicadores passaram por uma capacitação realizada na sede do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em Brasília/DF, nos dias 29 e 30 de abril.

Na ocasião o grupo, formado por profissionais dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) e por membros da Academia de Ciências Contábeis, trabalhou com o material “DCNs: Contribuições para o Desenvolvimento do Projeto Pedagógico de Curso (PPC)”, construído pela Comissão Nacional de Educação Contábil do CFC.

O PPC é um instrumento essencial no contexto da educação superior, e pretende ser um guia que conecte as demandas dos cursos às propostas das DCNs para a formação de novos profissionais da Contabilidade, pensando a profissão para o presente e o futuro do mercado.

Multiplicação nas regiões

A partir das oficinas práticas e dos insumos compartilhados no evento de capacitação de multiplicadores das DCNs, o grupo se comprometeu a compor um planejamento de ações sobre o tema e a trabalhar nas estratégias a partir das demandas locais de cada estado. As ações previstas envolvem análise da demanda de cursos de Contabilidade em cada região, diálogos com representantes das Instituições de Ensino, entre outras dinâmicas.

O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC, José Donizete Valentina, observa um avanço positivo no processo. “De acordo com as métricas que recebemos mensalmente das equipes multiplicadoras, vemos que uma média de 40% dos planejamentos já foi executado. Nossa meta é ter 100% do projeto concluído até abril de 2026. Mas temos uma expectativa de que até dezembro tenhamos atingido mais de 80% desta meta”, afirmou.

A Comissão Nacional de Educação segue apoiando as equipes e deslocando seus integrantes para as regiões para colaborarem com o processo.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.