Por Daniel Bruce
Comunicação CFC
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da Escola Nacional da Inspeção do Trabalho (ENIT), realizou nesta quinta-feira (10), às 15h30, live para apresentar o lançamento da fase de testes do sistema do FGTS Digital.
O evento foi transmitido por meio dos canais do MTE e da ENIT, no Youtube, com a participação do ministro Luiz Marinho; do presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Alexandre Amorim; e da procuradora-geral da Fazenda Nacional, Anelize Lenzi de Almeida.
Na oportunidade, o representante da Coordenação Nacional da ENIT, Yan Koslovsky apresentou a proposta da plataforma e destacou que a expectativa é que a fase de testes dure até novembro e permita aos empregadores uma adaptação à nova sistemática e recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Segundo o ministro Luiz Marinho, o trabalho desenvolvido visa facilitar a vida dos trabalhadores, das empresas e, acima de tudo, criar facilidades por meio das novas ferramentas. “O FGTS Digital faz parte de um processo de desburocratização, de economia de tempo a partir da agilidade, e da eficiência das novas tecnologias”, pontuou.
Já a procuradora-geral da Fazenda Nacional, destacou a importância do empenho das equipes do MTE para desenvolver o novo sistema e ressaltou como ele é importante para o crescimento do país. “Vejo o FGTS Digital como a inauguração de um novo tempo na relação da sociedade com o fundo de garantia. Comemoramos, hoje, uma entrega tanto para a administração pública quanto para o trabalhador e o empregador”, disse Anelize.
O lançamento oficial do sistema informatizado está previsto para janeiro de 2024.
Para assistir à live na íntegra, clique aqui.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.