Minuta de exposição propõe alterações na IFRS S2

Por Poliana Nunes, com informações da Fundação IFRS
Comunicação CFC

O International Sustainability Standards Board (ISSB) publicou uma minuta de exposição com propostas de alterações na IFRS S2 – Divulgação Relacionada ao Clima. O objetivo é facilitar a aplicação das exigências relacionadas à divulgação de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE).
As propostas decorrem de desafios específicos enfrentados na aplicação da norma. Buscam, também, facilitar e manter a utilidade das informações fornecidas aos investidores para a tomada de decisões.
“Propor essas emendas a uma norma relativamente nova não é uma decisão tomada de forma leviana. Consideramos cuidadosamente a necessidade de tais emendas e procuramos equilibrar as necessidades dos investidores, considerando a relação custo-benefício para os preparadores”, disse a vice-presidente do ISSB, Sue Lloyd.
As alterações propostas referem-se à aplicação dos requisitos de divulgação de emissões de GEE na IFRS S2, incluindo:

● isenção da medição e divulgação das emissões de GEE do Escopo 3 Categoria 15 associadas a derivativos e algumas atividades financeiras;
● isenção do uso do Global Industry Classification Standard, em algumas circunstâncias, na divulgação de informações desagregadas sobre emissões financiadas;
● esclarecimento sobre a isenção jurisdicional para usar um método de medição diferente do Protocolo de Gases de Efeito Estufa para medir as emissões de GEE; e
● permissão para usar valores de Potencial de Aquecimento Global exigidos pela jurisdição que não seja do último Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas.

Leia e comente a minuta de exposição
Emendas ao Projeto de Exposição sobre Divulgações de Emissões de Gases de Efeito Estufa
Base para Conclusões sobre as Alterações do Esboço de Exposição para Divulgações de Emissões de Gases de Efeito Estufa
Envie uma carta de comentário ou resposta à pesquisa sobre o Projeto de Exposição

A minuta de exposição estará aberta para comentários até 27 de junho de 2025. O ISSB pretende finalizar todas as alterações até o fim de 2025, sujeito ao feedback das partes interessadas.

IFRS - ISSB publishes Exposure Draft proposing targeted amendments to IFRS S2 to ease application for companies

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.