Live promove reflexões sobre a importância e os impactos do voluntariado na Contabilidade


Por Gabriella Avila
Comunicação CF
C

Em comemoração ao Dia Nacional do Voluntariado, celebrado em 28 de agosto, os Conselhos Regionais de Contabilidade do Amazonas (CRCAM) e do Mato Grosso (CRCMT), com o programa CFC Voluntário, prepararam e transmitiram a live “Contabilidade e Voluntariado – Transformando vidas e organizações”.

O evento teve como foco celebrar as importantes demonstrações e os impactos do grande compromisso social que o voluntariado representa, buscando abordar aspectos das iniciativas voluntárias dentro do setor contábil e como elas se desdobram de forma positiva na sociedade. Além disso, o evento buscou dar espaço para o compartilhamento de experiências exitosas no país, especialmente nos estados do Amazonas e de Mato Grosso.

O tema principal foi introduzido pela vice-presidente de Política Institucional do CFC, Maria Dorgivânia Arraes Barbará. “O voluntariado integra conhecimento e capacidade estratégica dos profissionais da contabilidade com as necessidades da sociedade.  No voluntariado da contabilidade, percebemos o quanto nós podemos fazer pelo nosso país, por meio do assessoramento ao terceiro setor, às ONGs e aos projetos sociais, bem como fortalecendo iniciativas benéficas à sociedade e transformando muitas vidas”, afirmou a contadora.

O coordenador nacional do CFC Voluntário, Manoel Júnior, seguiu desenvolvendo o assunto, chamando a atenção para um ponto que hoje é um dos pilares do voluntariado na contabilidade: o convencimento do cliente para destinação de impostos para causas voluntárias. Segundo ele, o potencial dessa ação pode chegar a mais de R$ 9 bilhões, que podem ser aplicados em ações sociais importantes, a exemplo do apoio que esses recursos representaram para pequenos municípios do Rio Grande do Sul atingidos pelas enchentes ocorridas em julho.

Ele encerrou sua exposição fazendo um chamado aos profissionais. “Conclamo a classe contábil brasileira, para que possa levantar a bandeira da destinação do imposto de renda. É muito importante, pois é um dinheiro de fácil operação, e que pode ajudar muito a sociedade. Destinar não custa nada, faz bem e ajuda o próximo”, destacou.

A live também abordou a importância das parcerias para promover experiências exitosas de voluntariado, a partir da exposição da coordenadora-adjunta do programa, Gercimira Rezende. Esse tópico abriu o caminho para que os presidentes do CRC/MT, Aloísio Rodrigues, e do CRC/AM, André Caria, apresentassem casos que estão sendo desenvolvidos em seus estados no âmbito do voluntariado, complementados pelas intervenções de convidados das entidades. 

Estímulo ao voluntariado

É certo que quanto mais profissionais se engajarem no voluntariado, mais iniciativas podem se expandir. Nesse sentido, o último bloco da live foi voltado para o tema “Como Engajar-se no Voluntariado Contábil”, apresentado pelos coordenadores do CRC/AM; e o detalhamento do Programa de Voluntariado da Classe Contábil, articulado pelo CFC Voluntário em nível nacional e pelos CRCs Voluntários regionalmente.

A live foi transmitida pelo YouTube, e pode ser assistida na íntegra aqui: https://www.youtube.com/live/cyCyHBVN3XQ

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.